Sim, nós ganhamos 5º lugar do GPTW 2020! Muita gente me pergunta sobre a criação da Lambda3 e nossa trajetória de dez anos. O principal fato, para mim, é que conseguimos edificá-la com todos os valores que sempre procurei em outras instituições. Ou seja, é a empresa dos meus sonhos.
 
Aqui, trabalhamos com pessoas de verdade! E isso quer dizer que esperamos que as pessoas sejam elas mesmas dentro da empresa, sem receio de serem julgadas ou rotuladas de alguma maneira.
 

Isso reflete na produtividade de cada Lambda e ao mesmo tempo promove relações mais sadias e consistentes entre as pessoas. Assim, conseguimos oferecer mais possibilidades de desenvolvimento técnico e comportamental, fazendo com que a experiência de ser um Lambda desenvolva boas ideias, melhor relação com o mundo e a busca de literalmente existir uma excelente empresa para se trabalhar, pelo respeito real exercido entre as pessoas.

Por falar em desenvolvimento técnico…

Muitos desejam trabalhar na Lambda3 pela admiração que possuem por alguns dos sócios, referências na área de Tecnologia. É por isso que nós não ficamos em uma sala fechada e isolada dos times. Todos sentamos juntos em um salão aberto, fato que impacta diretamente as trocas de experiências e reflete na inspiração contínua das pessoas na empresa.
 
Somos reconhecidos no mercado por oferecer código limpo e sempre fazer testes automatizados, práticas que ajudam a reduzir o número de erros e dependência do cliente. Mas percebemos que o setor de TI, muitas vezes, não capacita os profissionais desta forma. Por isso, logo ao entrar na Lambda3, todos são apresentados à qualidade dos códigos que desenvolvemos – fato já enfatizado durante o processo seletivo, com feedback dos testes realizados e os impactos disso para o cliente. Esta característica específica ajuda nossa reputação a inspirar pessoas a trabalharem com a gente ou em parceria com os nossos times.
 
Além disso, acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado e isso acontece de forma orgânica com todos. Para tal, temos o nosso podcast semanal, que aborda diversos assuntos técnicos e não técnicos, e já alcançou um milhão de plays, com uma média 20 mil acessos mensais. Isso é motivo de inspiração e orgulho para os Lambdas. Outro meio importante é o nosso blog, espaço frequentemente utilizado por todos para troca de conhecimentos, que são divididos com quem possui interesse e vontade de fazer parte.
 
Além disto, boa parte de nossos Lambdas participam e até mesmo lideram diferentes comunidades de tecnologia, que promovem eventos online e presenciais e moderam fóruns, também com o objetivo de trocar experiências e valorizar a nossa forma de trabalhar – completa e com qualidade!
 
Com o propósito de auxiliar os Lambdas a vivenciarem literalmente a agilidade frente as suas práticas, nossos agilistas possuem responsabilidades dentro e fora dos times. Isso reflete na atuação diferenciada dentro dos projetos, bem como nas atitudes com as pessoas e nos outros papéis que desenvolvem na sociedade.
 
O que muitos consideram isolamento social, para nós é apenas distanciamento físico, pois nos esforçamos para que ninguém se sinta sozinho ou desamparado em nenhum momento. Na prática, estimulamos sempre a interação, com conversas informais, reunião semanal específica sobre trabalho remoto, na qual compartilhamos experiências, ouvimos as necessidades de cada um e trocamos até mesmo receitas culinárias.
 
 
Todas essas ações combinadas, nos trouxeram um dos maiores reconhecimentos: somos a 5ª melhor empresa de TI e Telecom para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Ranking GPTW (Great Place to Work). Deixo aqui um enorme agradecimento a todo time Lambda3 por mais esta conquista!

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.