Designers ajudam a melhorar experiências. Essa é a nossa premissa. Mas até que ponto as pessoas à sua volta entendem o seu trabalho e compreendem minimamente o processo por trás das soluções que você propõe?

Nos últimos tempos, cresceu muito a contribuição entre designers dentro da própria comunidade. Existem vários portais, coletivos voluntários e criadores de conteúdo falando sobre o assunto, compartilhando experiências e criando pontes e conexões. Esse é um movimento recente incrível que é muito benéfico para profissionais da área mas que ainda está em processo de furar a bolha e alcançar pessoas que atuam em outras áreas do mercado de tecnologia.

Por isso, trago aqui algumas razões pelas quais é importante compartilhar conhecimento e falar sobre o nosso trabalho dentro do nosso local de trabalho, para outros campos de atuação, além de algumas dicas e exemplos de como apresentar isso para a sua empresa ou time multidisciplinar.

  • Ajuda as pessoas a olhar para além das telas

Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu.

A parte do nosso trabalho que tem mais facilidade para ser notada é a interface, afinal, ela está ali como a materialização de todo o processo de descoberta, entendimento e pesquisas que fizemos durante uma sprint ou determinado período. É muito natural que as pessoas que vêem a nossa entrega final não consigam enxergar as camadas por trás de uma tela e resumam nosso trabalho a isso – acontece bastante. Por isso, é importante compartilhar descobertas, falar abertamente do nosso processo e envolver as pessoas do nosso time ou squad nos momentos de tomadas de decisão.

Como levar isso para a empresa: Apresentar suas referências, conclusões de pesquisas e processos de discovery.

  • Ajuda a trazer pessoas para advogar pelo Design junto com a gente

Afinal, como defender algo que não é conhecido?

UX e Design de Produto são áreas relativamente novas e um território desconhecido para muita gente.

Normalmente, são os próprios Designers que educam as pessoas em prol da visibilidade do nosso trabalho. Mas não precisamos fazer isso sozinhos, é muito legal quando pessoas desenvolvedoras, time de vendas ou figuras de produto entendem nosso trabalho e engajam para promovê-lo junto com a gente. Dessa forma, conseguimos um coro mais forte para termos, por exemplo, a valorização de momentos de pesquisas e validações com usuários.

Como levar isso para a sua empresa: Que tal compartilhar um case de um cliente ou produto que teve marcos positivos depois da sua atuação?

  • Ajuda a apresentar as multifacetas do design

A gente tem muito o que mostrar.

Nossa área de atuação é muito completa. Um mesmo profissional pode ter atuação generalista, assim como pode se especializar e, em parceria com outras pessoas designers, atuar em partes específicas de um produto ou processo. Isso é muito claro para a gente, mas ainda gera bastante dúvida para quem não é da área. Falar sobre essas possibilidades pode incentivar a atração de profissionais com atuações mais diversas para a empresa ou time.

Como levar isso para a empresa: Apresentar como funciona o trabalho de Design de Conteúdo ou Design de Estratégia, ajuda a mostrar diferentes habilidades que as pessoas profissionais de design podem ter.

Como fizemos aqui dentro da Lambda3:

Do último ano pra cá, o time de Design sentiu a necessidade de falar mais sobre o tema para além das equipes que atuam conosco no dia a dia. Para preencher essa lacuna, resolvemos organizar um mês completo de apresentações, podcast e conteúdos no blog, com a intenção de apresentar um pouco do nosso trabalho. Vale dizer que esse formato foi criado pelo time de Agilidade em Fevereiro deste ano, e teve um ótimo impacto dentro da empresa.

Agosto foi o mês de Design na Lambda3

Falamos sobre o nome do nossa área (que no começo do ano ganhou um podcast dedicado!), rolaram e estão rolando apresentações sobre Mapeamento de jornadas, Design System, Design de Conteúdo, Design de Conteúdo para Interfaces Conversacionais e Design Thinking na Gestão de Produtos e Serviços. Além de um conteúdo muito legal sobre acessibilidade aqui no blog!

Durante esse mês tem sido muito gratificante observar o interesse de pessoas de outras áreas como desenvolvimento, agilidade, marketing e clientes, no nosso mundinho, enquanto tiram dúvidas e refletem junto com a gente sobre o que é o Design, sua importância e o quanto ele agrega valor ao todo.

Isso colabora para um design menos burocrático, mais acessível e colaborativo.

Sarah Barros

Uma catarinense que ama chopp, cachorro quente e girafas, conversadeira e um poço de fatos aleatórios. Designer de formação, atuo na área de tecnologia desde 2018 e acredito no design como ferramenta de democratização e acesso a diferentes mídias e espaços.