O ano passado para mim começou com um turbilhão de acontecimentos bons, no entanto, à medida que foram passando os meses, as coisas começaram a ficar tensas e desesperadoras, mas não perdi a minha fé e nem deixei de acreditar no meu potencial, foi assim, que finalizei o ano em um novo emprego e com a notícia maravilhosa de que meu caçulinha terá uma vida longa pela frente. 

Vocês devem estar na curiosidade para saber o que aconteceu! Hoje, consigo falar a respeito do que ocorreu comigo durante o ano de 2021. 

Meu segundo filho nasceu prematuramente no mês de março, em decorrência das muitas horas sentada. Após a licença maternidade voltei ao mercado de trabalho, depois de dois meses, mas com 6 meses de vida do meu filho, fui demitida de meu último emprego, antes da Lambda3, sem saber o real motivo. 

Foram dois anos e cinco meses de projetos desenvolvidos e uma ótima convivência com todas as pessoas. Confesso a minha indignação pela forma com a qual fui demitida, pois esperava que na volta da minha licença maternidade e no período posterior a um mês, do meu retorno, me fosse dado um feedback de como estava o meu desempenho, afinal de contas, voltar a uma rotina de trabalho home office com duas crianças em casa, não é fácil, visto que estava cumprindo os prazos estabelecidos de tudo que me era designado.  

E não estou querendo entrar nesse mérito de ser fácil ou não, e, sim, de como é demitir uma funcionária dedicada e mãe de dois filhos pequenos que teve os 2 anos e 5 meses de trabalho esquecidos e subjugados a um período de dois meses de trabalho e, após o retorno de uma licença maternidade, sem qualquer feedback de como estava sua performance. 

No primeiro momento, pensei que o problema poderia estar em mim, porque talvez não estivesse dando conta do trabalho com duas crianças em casa, isso me levou a ficar com a síndrome do impostor. Mas percebi também que este não poderia ser o problema, afinal, eu também trabalhava como freelancer e as entregas sempre foram no prazo acordado e a satisfação dos clientes era o retorno da qualidade dos serviços prestados.  

Ainda assim, fiquei super mal! Foi um período tenso, pois, no mesmo mês, recebi uma péssima notícia de que meu caçulinha estava muito doente. Somou-se a esse período da demissão, as idas e vindas aos médicos para saber o que meu filho tinha e as entrevistas de emprego para garantir o sustento da minha família.  

Foram meses difíceis, todavia os amigos que trabalharam comigo me mostraram a excelente profissional que eu sou e com esse feedback das pessoas do antigo trabalho, consegui vencer mais um obstáculo: a síndrome do impostor. 

Apesar do final do ano de 2021 ter sido difícil, tive a felicidade de passar em um dos processos seletivos que estava no topo da minha lista. Quando recebi a notícia que em dezembro iria começar a minha jornada de trabalho na Lambda3, fiquei estonteante!

Feliz por fazer parte de uma empresa que tem uma cultura voltada para a inclusão, pautada no respeito e cuidado com as pessoas. Aspectos estes perceptíveis logo no início, quando do acolhimento na chegada à empresa e na trajetória como Lambda. 

Tenho certeza que neste ano de 2022, trabalhando em uma empresa cuja cultura organizacional é visionária, estarei muito mais alinhada aos meus valores e com o tipo de referência que quero ser como pessoa e como profissional. Gratidão a todos que fazem parte da minha vida e que de alguma forma me ajudam e/ou contribuíram para a mulher mais forte e determinada que hoje sou! 

Nayane Falcão de Oliveira

Meu melhor projeto: Cleo e Mathias. Atualmente sou Product Designer que possui uma visão ampla acerca das expectativas e necessidades do mercado, e trabalho para que a experiência do usuário seja a mais agradável possível, de modo a garantir diversas formas de interação através de elementos, num ambiente visualmente satisfatório e na mais inovadora solução possível. Atuo como designer há mais de 11 anos e hoje sou uma profissional muito mais focada, empática, criativa e produtiva. Tenho como propósito e missão fomentar e compartilhar conteúdos relacionados ao universo do Designer, conectando pessoas e mostrando que JUNTOS CONSTRUÍMOS um FUTURO melhor.