O objetivo da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção das pessoas para questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. E a escolha para esta campanha ser em Janeiro é porque este mês tem por simbolismo a renovação do ano e grande parte das pessoas reflete sobre suas ações, metas e planejamento do novo ano.

A pandemia potencializou as questões sobre a saúde mental e seus impactos, mas isso já existe e reflete na vida das pessoas há muito tempo fazendo com que, por falta de conhecimento e por medo do julgamento, esse tema não seja abordado com a devida importância inibindo assim o pedido de ajuda por parte de quem precisa.

Com isso, alimentamos a percepção que não existe o problema de saúde mental que já é difícil mapear porque não é uma questão “concreta”, nem sempre “visível” ou algo palpável e, por isso, potencializando as consequências na vida das pessoas.

Quantas vezes já não ouvimos por aí termos como “isso é frescura” ou “prefiro pagar uma cerveja para uma pessoa amiga ao invés de pagar terapia” e até mesmo que “remédio psiquiátrico vicia”.

Essas frases podem ser ouvidas, infelizmente, em qualquer lugar por onde convivemos: dentro das empresas, nas rodas de pessoas amigas, dentro de casa e no meio familiar/parental. Porém, quando as frases são ouvidas por pessoas que estão passando por questões de saúde mental o resultado é muito ruim e ainda mais impactante, simplesmente porque não existe apoio, conexão e o direcionamento para resolver. Isso mesmo, RESOLVER! Não é rápido, fácil ou indolor… mas o resultado é edificante!

Por isso, se você tiver oportunidade de participar de palestras online, entrar em sites com informações sobre Janeiro Branco ou grupos de afinidade, dê uma chance! Acredito que você poderá se ajudar (caso esteja nesta situação), ou até mesmo se informar para ficar alerta aos sinais e ajudar pessoas do seu time, da sua família e amigos.

Além disso, vou deixar abaixo alguns links de locais que você pode ter informações e livros que podem colaborar para entender sobre o assunto. E aí, você topa? Dê uma chance…

Patrícia Kost

Patricia Kost possui vasta experiência na área de Pessoas em Pequenas e Médias empresas de tecnologia no Brasil e há pelo menos 5 anos é Head do time de Pessoas da Lambda3, promovendo ações de Cultura, Diversidade e Inclusão dentro da Lambda com ações de cuidado às pessoas da Lambda3.