Percebeu que o título deste artigo começa com um questionamento? Isto porque formatos de perguntas é apenas um dos exemplos que atraem engajamento e pessoas interessadas para ler o seu artigo, pois aguça a curiosidade de saber mais sobre o tema sugerido. 

Outro forma de atrair a leitura é formatos em lista. Portanto, seja passo a passo ou dicas, o importante é caprichar na “dica de ouro” que vai realmente impactar o público a quem se destina, mas cuidado para não “exagerar” e transformar a lista em algo muito complexo e extenso, ok? 

Sendo assim, deixamos aqui algumas dicas de títulos em formato de pergunta, lista, dicas: 

  • Vai escrever e não sabe como estruturar seu artigo? Aqui a gente te conta! 
  • 5 dicas para ter um título mais atrativo para o seu artigo. 
  • Confira os 3 passos para engajar mais em seu artigo 

Importante: É fundamental ter um subtítulo de apoio para corroborar com o seu título (vide o que fizemos neste artigo) 

Conteúdo por mais técnico que seja precisa ter uma comunicação fluida 

Além disso, sabemos o quanto artigos técnicos são desafiadores porque requer dentro do mesmo conteúdo conceitos extremamente específicos. No entanto, é preciso ter um cuidado para que a comunicação seja fluida, ou seja, de fácil entendimento para que as pessoas tenham facilidade no entendimento. 

Uma dica para que a comunicação seja mais fluida e fácil de entender é dividir o artigo em tópicos de acordo com o assunto, como fizemos neste tópico, por exemplo. Esta técnica é utilizada para facilitar quem está lendo, pois caso ela não tenha muito tempo e o texto for longo, é fácil ela identificar visualmente e encontrar o tópico que esteja procurando com mais urgência.

É importante deixar claro que as pessoas que leem os conteúdos na internet tem uma forma de leitura não linear, ou seja, o formato de leitura é de acordo com o tópico com o assunto de maior interesse e essa escolha é individual. (falei sobre isso em um projeto para a faculdade que permeou meu TCC na época).

Mas afinal, quem é o meu público? 

Antes de escrever é importante entender quem é o público ao qual o seu conteúdo se destina.  

Existe uma técnica que utilizamos aqui em nosso time de Marketing da Lambda3 quando falamos sobre Inbound Marketing – estratégias com foco em atrair, converter e encantar – baseada no perfil que o conteúdo será destinado e que trazemos como dica para vocês. 

Por isso, é importante sempre se questionar quando for criar o seu artigo: 

  1. Este conteúdo que estou produzindo é para um público mais iniciante ou mais experiente?  
  2. Ele já entende bem do conceito que estou trazendo ou ainda está se familiarizando com o tema/tecnologia que estou apresentando? 

Se for um público mais iniciante: Aqui estão as pessoas que ainda não conhecem muito bem sobre a sua solução/tecnologia. Se este for o seu público, a dica é não produzir um conteúdo muito aprofundado, mas algo mais iniciante e superficial sobre o tema que irá tratar, ok? A ideia aqui é APRESENTAR (pode ser mais teórico mesmo, tá?) sobre o que você está falando, para que serve e quais soluções ele atende para quais dores. 

Se for um público mais experiente: Aqui o seu público já compreende sobre o tema/tecnologia e agora ele que entender como você fez na prática para resolver as questões/problemas que tratar em seu artigo, ok? Se esse é o seu público, capriche no case, traga telas para mostrar como você fez, descreva a sua dor e como você implementou/aplicou determinada técnica. 

Uma imagem vale mais do que mil palavras 

A frase pode ser clichê, mas as imagens possuem bastante valor em nossos conteúdos, portanto, procure encontrar imagens que apoiem o seu texto, que tenham a ver com o conteúdo. De nada adiante um conteúdo sobre técnicas de Marketing, por exemplo, se a imagem é sobre um lindo pet. É claro que Pets são fofos (eu, por exemplo, amo), mas tem a ver com o meu conteúdo? As pessoas são impactadas pelas imagens! Não se esqueça disso. 

Por fim e não menos importante, lembre-se que todas as dicas te apoiam, mas o segredo para que o seu artigo brilhe é confiar em você! Por isso, confie na sua experiência, no assunto que está trazendo e em você. 🙂

Vanda Ferreira dos Santos

Mulher, Carioca, Marketeira e Mãe. Atuo em Comunicação e Marketing desde 2011 e acumulo experiência na área em diferentes empresas nos mais diversos segmentos com foco em B2B e B2C. Há 3 anos atuo no Marketing da Lambda3 implementando ações estratégicas como foco em Marketing Digital e Assessment de Marca e Cultura no posicionamento estratégico de marca e cultura da empresa sobre os pilares de novos negócios e ações efetivas no respeito e inclusão fomentando a diversidade no segmento de tecnologia.