Mapear conhecimentos técnicos dentro de uma empresa de tecnologia não é fácil, sem contar que é algo que muda constantemente. Aqui, na Lambda3, prezamos pela evolução contínua das pessoas, mas para que isso seja tangível, criamos algumas iniciativas.
 
Uma delas surgiu da demanda de inúmeras solicitações de direcionamento para os estudos, principalmente sobre quais tecnologias estão sendo cotadas nos projetos, para que todas as pessoas possam se organizar para estudar. Preparamos um gráfico que mostra periodicamente os conhecimentos técnicos de cada colaborador e as tecnologias que a empresa espera utilizar nos próximos meses, de acordo com as referências das informações da área Comercial.
 
Também utilizamos este recurso para otimizar outras frentes:
  • Parar de usar somente a memória das pessoas para planejar os times, com o histórico de quem participou de qual projeto e usou tal tecnologia; 
  • Direcionamento das pessoas nas alocações; 
  • Orientação de estudos, de acordo com os interesses e expectativas de desenvolvimento técnico década pessoa; 
  • Criação de grupos de estudos, organização de eventos, procura por treinamentos, compra de livros sobre diferentes tecnologias e interesse do pessoal. 
  • Vale dizer que somente têm acesso às informações as pessoas que trabalham no direcionamento das alocações da empresa e que possuem cuidado com essas informações.
Por falar em alocações, em nosso entendimento, todas as pessoas que são alocáveis devem participar dos processos de decisão de alocação, de acordo com seus conhecimentos técnicos, momento de carreira e a forma como podem se desenvolver dentro dos desafios propostos pela empresa. Para que essas decisões sejam assertivas, promovemos discussões entre as pessoas envolvidas nos projetos e o time de Operações, que conduz essa busca de soluções em conjunto. Desta forma inspiramos e favorecemos o desenvolvimento de novas habilidades e reforçamos os sensos de responsabilidade, de trabalho em equipe e de autonomia entre todos os Lambdas.
 
Incentivamos a capacitação, o crescimento profissional e a troca de experiências. Isso colabora para que a Lambda3 seja conhecida como fonte de conhecimento.
 
Temos como prática o envolvimento de todas as pessoas (incluindo os sócios) da Lambda3 sobre as novas tecnologias, seus impactos e de que forma podemos oferecer o melhor serviço para o cliente. Isso é realizado dentro do nosso dia a dia de forma orgânica, com conversas na copa, durante o almoço e rodas de discussão. Também temos um canal do comunicador interno voltado para solução de problemas, pelo qual todos podem aplicar suas ideias e questionamentos para solucionar junto com outros Lambdas. Acreditamos que a empresa pode ser colaborativa de verdade e isso engloba lidar com todas as adversidades que envolvem o cotidiano institucional.
 
É assim que construímos uma equipe forte e qualificada. Um time digno de reconhecimento pelo prêmio GPTW (Great Place to Work). A 5ª melhor empresa de T.I./Telecom para se trabalhar no Brasil.