Missão Lambda3 neste período de pandemia: cuidar

Aqui na Lambda3 falamos sempre que contratamos as pessoas “por inteiro”. Isso quer dizer que buscamos os conhecimentos técnicos, mas as questões comportamentais que englobam quem a pessoa é são fundamentais para a escolha. Afinal de contas, é muito angustiante não ser você mesmo por 8/10 horas por dia dentro da empresa.

Pensando neste período de quarentena, não podemos oferecer receita de bolo ou fórmulas mágicas para as pessoas aplicarem na sua vida. Porém, na Lambda3, buscamos orientar, apoiar e estabelecer uma relação de parceria para que TODOS possam passar por esse período com aprendizados e esperança que é uma fase. 

Por isso, seguem algumas orientações que compartilhamos na empresa e podemos dividir com todos:

1 – Saber que não está sozinho

Pensar que somente você está angustiado, preocupado ou com medo da situação não é a verdade. E por isso é tão importante conversar e falar sobre isso com colegas de trabalho, família e amigos. Sabemos que muitas pessoas moram sozinhas e esse período pode potencializar a sensação de isolamento. Por isso, a conexão dentro da empresa – durante o trabalho – com o seu time é essencial.

Na Lambda3, a área de Pessoas tem interação com cada um para saber como a pessoa está, como está sua família, passar informações sobre apoio médico e psicológico e orientações reais sobre o futuro da empresa. Não sabemos tudo o que vai acontecer, mas o que sabemos dividimos com todos.

Ações em grupo de forma remota oferecem discussões sobre como está a rotina, dicas de séries, receitas, como organizar as atividades de trabalho e, por que não, muitas risadas e conversas que antes aconteciam na copa da empresa.

2 – Pedir ajuda

Difícil né? Mas somente pedindo ajuda a gente resolve os problemas… Isso é no ambiente profissional e na vida pessoal também. Pena que, muitas vezes, este pedido é visto como fraqueza ou receio do julgamento. E de verdade, quem nunca sofreu com isso?

Mas aqui exercitamos (porque é algo enraizado culturalmente que precisa ser descontruído) que pedir ajuda é essencial para resolvermos os problemas encontrados. Até por isso que existe o trabalho em equipe, para unir diferentes conhecimentos/ experiências para alcançar um objetivo. Que tal colocar isso em prática?

Se pensarmos neste momento, pedir ajuda para uma pessoa especialista é muito importante para lidar com o período e todos os sentimentos que afloram.

E não me venha falar que quem é de tecnologia não sabe nada de Humanas. Vale ressaltar que todo mundo é gente e tem muitos sentimentos que afloram de diferentes maneiras (ainda bem). Por isso, na Lambda3 falamos sobre terapia e oferecemos indicações, tentando desmistificar qualquer preconceito que possa existir por meio da informação. Além disso, incentivamos a equipe a olhar para cada pessoa e oferecer abertura para conversar ou direcionar para a ajuda necessária.

Estamos aprendendo isso juntos!

3 – Falar sobre a pandemia

Na Lambda3 falamos que não existe assunto proibido e que para existir transparência precisamos falar, falar e falar. Não é fácil, mas é essencial!

Por isso, usamos nosso comunicador interno para falar sobre o momento, trazer notícias verdadeiras da mídia, dicas para fazer coisas em casa, com as crianças, estudar, ideias para se alimentar e trocamos muitas informações. Desta forma, a pandemia é o assunto que ainda estamos aprendendo a lidar oferece debates e orientações para todas as pessoas – dentro e fora da empresa.

Além disso, buscamos junto ao plano de saúde uma infectologista de referência para uma palestra online, na qual todas as pessoas da empresa e seus familiares possam tirar as dúvidas.

Sobre o retorno ao escritório, enviamos mensalmente uma orientação com estimativa para o próximo mês, para que todos possam se organizar – muitos voltaram para as suas cidades e deixamos claro que o retorno será realizado por ondas, priorizando quem possui transporte próprio e não faça parte do grupo de risco. Também trouxemos a necessidade do cuidado e preservação de pessoas com crianças que não estão na escola, ou que não estão em São Paulo ou que vivem com grupos de risco. E tudo isso será discutido para buscarmos a melhor solução. Sempre juntos!

4 – Criar a sua dinâmica de trabalho e vida diária

Não saímos mais de casa, mas a nossa rotina de atividades de trabalho e familiares precisa continuar. Encontros presenciais se tornaram virtuais, reuniões continuam a existir, todo mundo precisa tomar banho e todo mundo precisa se alimentar e dormir.

Por isso, convidamos todas as pessoas a repensarem sobre suas rotinas com crianças, com pessoas que exigem cuidado e a integração da vida pessoal e profissional.

Tanta louça para lavar, comida para fazer, casa para limpar e muito trabalho pela frente. No início pedimos desculpas pela entrada súbita na casa das pessoas e pedimos para que todas se organizassem para a nova rotina. O foco não é ninguém trabalhando 15 horas por dia e ficamos alertas com os times da Lambda3 para que isso não ocorra.

Sabemos que, às vezes, o ambiente familiar não é saudável e muitos acabam se “afundando” nas atividades da empresa para fugir disso. Porém esta situação não é sustentável e gera outros problemas. E precisamos falar disso para buscar caminhos também.

Mas falando da rotina, criar um horário para acordar, organizar as refeições, se exercitar, trabalhar e cuidar de você é essencial.

E tem muitas coisas que vamos aprender sobre esse período. Mas o mais importante é se cuidar e, consequentemente, cuidar de todos!