Uma parte importante do nosso trabalho aqui na Lambda3 é olhar constantemente pro que foi feito para sempre melhorar, aplicamos isso em todas as áreas e projetos, e pro blog não poderia ser diferente. Pensando nisso, fizemos uma retrospectiva do blog em 2017.


O blog teve uma audiência 11% maior comparada ao ano passado, totalizando pouco mais de 330 mil pageviews. O Podcast continua tendo um grande impacto nos acessos, sendo a categoria mais acessada do blog. Depois dele, o assunto mais acessado no blog é Desenvolvimento, principalmente nas plataformas ASP.NET Core e NodeJS. ALM, Agilidade e testes automatizados também aparecem nas primeiras posições, um reflexo direto das nossas práticas dentro de projetos e clientes.

Dos posts escritos em 2017, o mais acessado foi um post de vagas para trabalhar na Lambda3, escrito pela Patricia Kost. É importante ver que a forma de trabalho da Lambda3 desperta o interesse do mercado, especialmente nesse ano,  que a Lambda3 foi eleita a quinta melhor pequena empresa para se trabalhar com tecnologia no Brasil. Durante nosso processo de crescimento, é essencial que consigamos manter nossa cultura, encontrando pessoas que compartilham da nossa visão.

Outra estatística interessante é que o post “Desmistificando o DDD”, escrito pela Graziella Bonizi, foi lançado no final de Outubro e já conseguiu atingir a 3ª posição entre os textos mais lidos e escritos em 2017. Sua continuação “DDD Aplicado: Case Fluxo de produção de equipamentos por demanda” também já aparece na lista dos top 10. Os posts abordam muito bem o conceito de Domain Driven Design bem popular em grupos de discussões e eventos de tecnologia que participamos.

Na lista dos 10 posts escritos em 2017 e mais lidos no ano estão:

  1. Oportunidades Lambda3 – Buscamos novos Lambdas no mercado
  2. Map | Filter | Reduce – Javascript
  3. Desmistificando o DDD
  4. O Scrum Master salvou o dia? Então tem algo muito errado no seu time!
  5. Migrando um blog do WordPress para um contêiner Docker
  6. O novo .NET: Leve, open source, rápido e multiplataforma
  7. DDD Aplicado: Case Fluxo de produção de equipamentos por demanda
  8. As 5 disfunções de um time
  9. Entendendo Xamarin.Forms
  10. Conheça Rust

Na lista de textos mais lidos em 2017, independente da data em que foram escritos, o texto de 2012 do Igor Abade sobre “Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI” continua sendo o mais lido. Pouca coisa mudou no ranking deste ano comparado ao do ano passado, as maiores novidades são dois artigos com temas de Xamarin, tecnologia que ganhou bastante atenção no ano de 2017, entrando na lista. É esperado que as pessoas enxerguem o blog da Lambda3 como uma boa fonte para saber mais sobre Xamarin, já que já entregamos vários projetos na tecnologia e temos pessoas com o título “Xamarin Certified Mobile Developer” na equipe.

A lista dos 10 posts mais lidos em 2017, independente da data de publicação, ficou assim:

  1. Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI
  2. O que é Xamarin?
  3. Visual Studio Code – #3 – Customização
  4. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA
  5. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA – Parte II
  6. Guia de estudo para certificação Microsoft 70–486
  7. VUCA: Gestão, complexidade e o mundo moderno
  8. Uma aplicação web simples com NodeJS
  9. O guia para solucionar erros de configuração de Xamarin que você estava procurando
  10. Fazendo VirtualBox e Hyper-V coexistirem no Windows 8

Pra você que nos acompanha, participa das discussões e compartilha o nosso conteúdo, muito obrigada! O blog da Lambda3 é feito de maneira colaborativa, e os textos que você lê são, muitas vezes, resultados de experiências em projetos e estudos. É um prazer ver nossa audiência crescendo.

Sentiu falta de algum assunto no blog em 2017? Comente qual assunto você gostaria de ver aparecendo mais aqui no blog neste ano de 2018!