image

Azure, Azure, Azure!

Hoje foi dia de evento na Microsoft. “S+S Day”, tratando de temas interessantíssimos, todos ligados à Software + Services, passando por assuntos como Software as a Service (SaaS), Live Services, e claro, Windows Azure.

Eu já tinha visto um pouco sobre o Azure em alguns vídeos do PDC, mas ainda estava meio abstrato. Agora está claro. Mais claro ainda está o potencial que esse tipo de seviço possui. Tem um poder impressionante, que não deve ser ignorado por absolutamente ninguém. É claro que não vai acontecer uma febre de computação na nuvem, com todo mundo colocando todas as aplicações para rodar no Azure, mas ignorar a tendência é algo no mínimo irresponsável. No entanto, no meu entendimento, há casos em que a migração para a nuvem pode ser questão de sobrevivência para empresas já estabelecidas, possibilidade de deslocar um líder de mercado com agressividade para um novo player, e diferencial competitivo nos dois casos. Se a sua empresa vive de SaaS, ou tem uma aplicação SaaS com significativo ou potencial para ir à nuvem, eu aconselharia que você olhasse com cuidado.

Além da excelente oportunidade de assitir em primeira mão a apresentação de uma tecnologia feita pelos próprios arquitetos e evangelistas da Microsoft, é sempre bom também reencontrar a comunidade.

Comunidade no evento S+S Day

Assim que eu fechar a série de C# 4.0 (falta um post) vou começar a tratar de Azure. Aguardem.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.