Estou um pouco atrasado… ainda estou me recuperando do Tech-Ed. Vamos lá:

O ASP.Net MVC entrou em beta no último dia 16, quinta-feira! Você pode baixá-lo aqui. Ainda não olhei nada direito, mas já vi que há comentários do Scott Hanselman e do ScottGu.

Batendo olho vi:

  1. Integração com JQuery (yey!), conforme eu esperava;
  2. Alguma integração com Silverlight;
  3. Melhorias na integração com o Visual Studio;
  4. Melhorias no Model Binder;
  5. Melkhorias no modelo de updates de objetos de negócio (vejam o TryUpdate aqui);
  6. Melhorias nas validações;
  7. Outras novidades, melhorias e refatorações gerais, e, pelo que vi, bem vindas.

Vou começar a blogar a respeito das novidades em breve, provavelmente no final da semana, ou no fim de semana, já que nesse momento estou fechando a .Net Magazine. Já posso adiantar que, para quem estava querendo trabalhar com o ASP.Net MVC e estava preocupado porque era preview ainda, agora não há mais preocupação. Imagino que pouco deve mudar entre agora e o RTW, já que no Beta eles não devem estar aceitando mais tanto feedback da comunidade.

Sinceramente, eu esperava um pouco mais de trabalho no ASP.Net MVC antes deste beta, preferia um release mais completo a um release mais cedo. De qualquer forma, com o release mais cedo a Microsoft passa a suportar oficialmente o ASP.Net MVC, o que encoraja muita gente a adotá-lo.

Será que agora no Beta o Visual Studio vai parar de desaparecer? Depois eu conto pra vocês.

E vocês, vão passar a usar o ASP.Net MVC agora?

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.