Um mês e meio após o lançamento do Preview 4, que saiu dia 16 de julho, sai o Preview 5 do ASP.Net MVC, oficialmente lançado dia 28/8 no Codeplex, mas só comentado ontem, dia 29. Já vi comentários do Phil Haack e do Brad Wilson. O ScottGu está quieto, mas logo logo deve fazer algum post sobre o assunto, o cara comentou todos os previews.

Dei uma olhada nos release changes e nos comentários. O que posso adiantar é que o pessoal continua desacoplando o framework todo, para permitir testes e extensibilidade. É um foco muito forte. Esse preview me parece que é tão focado em funcionalidades quanto em extensibilidade, apesar de o Preview 4, que comentei no mês passado em vários posts, ter trazido mais novidades aparentes.

Um novidade interessante é que, conforme esperávamos, agora eles estão usando as dependências do Service Pack 1 do .Net Framework. Isso significa que as dlls System.Web.Abstractions e System.Web.Routing são cópias exatas das que vêm no SP1.

Outra informação legal é que o Phill Haack já adiantou que esse é provavelmente o último Preview antes do Beta. Será que vamos ter um release final até o fim do ano? Não acredito muito nisso, mas se o cronograma que tem acontecido até agora se mantiver, teremos o release do Beta em 2 meses, ou seja, até o começo Novembro. Mais 2 meses de Beta me soa suficiente, o que colocaria o lançamento do MVC bem perto do fim do ano, ou seja: é um belo presente de Natal.

Vou dar uma olhada mais de perto em cada item e vou postar aqui uma nova série de novidades durante esta semana. Aguardem.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.