Quando uma nova demanda surge no horizonte do desenvolvimento, é de suma importância mantermos sempre em mente os compromissos estabelecidos com nossos clientes, bem como a abordagem que guiará o desenvolvimento do projeto. No estágio inicial deste processo, conhecido como discovery, é responsabilidade da pessoa de produto aprofundar-se nas informações disponíveis. Isso envolve conduzir entrevistas minuciosas com o cliente, com o propósito de obter uma compreensão completa dos objetivos em questão. A partir dessa análise, é possível realizar um detalhamento preciso da demanda, fornecendo assim ao cliente um entendimento completo e detalhado do que será executado.

No que diz respeito aos detalhes para um cenário de solicitação de integração, apresentamos a seguir um modelo sugerido que servirá como guia:

Template Sugerido

  1. Informações macro do solicitante;
  2. User story (Opcional)
  3. Dados estruturados;
  4. Diagrama de fluxo de negócio;
  5. Critério de aceite;

Exemplo utilizando o template sugerido

1. Informações macro do solicitante
Cliente: Empresa XYZ
Detalhe do Fluxo: Fluxo de resultados de exames
Tipo de Integração: Webservice
Periodicidade: Não há, sempre que houver exames com status disponível deve ser enviado
Tipo de Layout: XML

2. User story
Como Empresa XYZ
Quero receber os resultados dos exames feitos em laboratório (LIS) no sistema HIS
Para gerar o laudo dos pacientes

3. Dados estruturados
(Dependendo da empresa, pode ser chamado de: De/Para; Layout de Dados; Payload; Carga de Dados)

No layout abaixo, deve ser informado o máximo de informações possíveis sobre os campos do cliente para que os dados cheguem consistentes.

História de usuários para produtos sem interface. Como fazer?

Fonte: Autor, feito no Google Docs

4. Diagrama de fluxo de negócio

História de usuários para produtos sem interface. Como fazer?

Fonte: Autor, feito com Draw.io

5. Critério de aceite

  • Quando o resultado estiver com o status disponível, deve ser disparado para o servidor o XML do exame em questão.
  • O servidor receberá e realizará o envio para o webservice do cliente configurado no servidor.
  • O cliente receberá o resultado em seu sistema no layout xml.

Nathalia Lobato

Com +5 anos de experiência em produto, agile, engenharia de software, arquitetura de soluções para integrações, gestão de projetos e UX. Sou apaixonada por criar produtos digitais e processos ágeis. Meu trabalho é guiado pela busca constante de maneiras melhores de atender às necessidades dos usuários, enquanto ajudo na colaboração e inovação junto ao time. Procuro sempre trazer toda a experiência, proatividade e conhecimento que tenho para o dia a dia na prática e obter novos conhecimentos.