Anonimidade e privacidade digital já não são o tipo de assunto que interessa somente às pessoas da área tecnologia e segurança. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, e a subsequente constância em que os websites pedem permissão para seus cookies, despertou nos internautas a importância da retomada do controle sobre dados pessoais.

Há uma preocupação maior em como manter a atividade online livre de rastreabilidade. Entretanto, para o usuário que não possui conhecimento sobre o que é perfil digital, padrões de reconhecimento e fingerprint, o caminho para a escolha de proteção é complicado e pode levar a uma falsa segurança.

Certos browsers burlam VPNs e o usuário ainda pode ser rastreável.  É necessário ler sobre o assunto, compreender qual tipo de anonimidade é desejada e até que ponto se está disposto a mudar os hábitos digitais para se proteger.

Pensando nos usuários, surgiu uma solução dentro da comunidade Open-Source.

O browser Mullvad foi disponibilizado recentemente, em uma parceria entre o Tor Project – criador do Tor browser – e o VPN Mullvad. Impulsionado por código aberto e livre, com privacidade definida por padrão, o browser Mullvad é um diálogo entre a completa circunvenção de censura que o Tor browser oferece, e a proteção do VPN Mullvad. Uma opção para acessar a internet indexada de forma rápida e privada sem a necessidade de configuração prévia.

A decisão do Tor Project em lançar um browser em parceria com um desenvolvedor de VPN é tida como um esforço poderoso na guerra que ambos travam contra o angariamento e manipulação dos dados dos usuários.

Com o objetivo comum de oferecer uma ferramenta para pessoas que não desejam mudar totalmente seus hábitos digitais com o Tor browser e ao mesmo tempo oferecendo um browser que permite integração com VPN de forma segura e eficaz.

A chegada do browser Mullvad coloca uma nova possibilidade na mesa de quem deseja privacidade. Ainda que os dados possam ser rastreados por agências do governo e esforços investigativos policiais, para o usuário que simplesmente deseja impedir websites de reconhecê-lo, o browser Mullvad é eficiente.

A transparência que uma aplicação open source proporciona, vem como mais um diferencial contra todas as formas veladas utilizadas digitalmente para angariar dados. Se mostrando como um poderoso aliado de quem deseja lutar contra a rastreabilidade e as propagandas, e abrindo oportunidades de se anonimizar de forma segura e gratuita, mesmo para as pessoas que não possuem conhecimentos avançados em ferramentas de privacidade digital.

Ferramentas que coloquem o controle dos dados novamente na mão dos usuários serão sempre bem-vindas. E a expectativa é que o browser Mullvad possa ser inclusivo para cada vez mais pessoas que desejam anonimidade digital.

Que o compartilhamento de dados seja sempre uma opção clara e respeitosa.

Adriana Rodrigues

Goiana que ama tecnologia. Engenheira da computação por formação, que deixou a programação de lado para se dedicar às pessoas como agilista. Atualmente atuo como agilista na Lambda3, trabalhando o manifesto ágil entre os times. Com o lema: pessoas acima de frameworks.