O PBB (Product Backlog Building) tem como principal objetivo ajudar na construção de um backlog de forma colaborativa, construindo um entendimento compartilhado e alinhado com todas as partes envolvidas no produto, ou seja, todos compreenderem o contexto do negócio. Segundo Fábio Aguiar, o Product Backlog Building é uma técnica para construir, refinar e priorizar as histórias e primeiros incrementos de um determinado produto.

PBB Canvas como ferramenta de facilitação 

A dinâmica do PBB consiste em um processo de construção do backlog utilizando o PBB Canvas como ferramenta de facilitação. Essa dinâmica leva todos os envolvidos no negócio a uma prática de elaboração e definição do backlog efetivo, consistente e alinhado com os valores de negócio do cliente. O PBB Canvas tem um fluxo bem simples e de fácil compreensão, destacado abaixo.

Como construir Backlog com PBB

  1. Nome do Produto: o primeiro passo é identificar o produto que será construído.
  2. Problemas: o segundo passo é compreender os problemas que desejam solucionar com a construção do produto. Neste momento, as partes interessadas buscam, de forma colaborativa, a compreensão dos problemas a serem solucionados e que desejam que sejam resolvidos. É importante conhecer e entender os problemas antes da criação da solução.
  3. Expectativas: nesta etapa, iremos compreender o desejo das partes interessadas com a criação da solução, sempre alinhando suas expectativas aos problemas encontrados no passo anterior.
  4. Personas: aqui iremos identificar os usuários e suas atividades, alinhados de acordo com seu perfil, o que faz e o que espera poder fazer ao utilizar o produto em construção.
  5. Funcionalidades: nesta etapa, para cada persona elencada no passo anterior, vamos identificar as ações e/ou as interações no produto. Através de perguntas como ‘Quais ações ou iterações o usuário terá no produto? Quais problemas da persona essa funcionalidade resolve? Quais benefícios essa funcionalidade traz para essa persona?’ Através dessas perguntas teremos uma lista de funcionalidades e seus PBI (Product Backlog Item).
  6. PBI: são elementos que compõem o Product Backlog. Eles refletem o trabalho de desenvolvimento para melhorar a visão do produto, atendendo as necessidades do cliente ou das partes interessadas. Para cada funcionalidade, escreva os respectivos PBIs atendendo o passo a passo da funcionalidade até a sua completude.

Vantagens de utilizar o PBB Canvas na construção de um fluxo de organização geral do negócio

O fluxo seguido de uma forma linear, ajuda a organizar a visão geral do negócio e alinhar o valor de negócio, a compreensão e o que o produto irá agregar ao ser entregue, junto com a ferramenta apresentada que nos dá uma visão da construção do backlog do produto de forma organizada visualmente. 

Como construir Backlog com PBB

Espero que tenham gostado deste conteúdo sobre PBB e as vantagens de utilizar o PBB Canvas na construção de backlog. Deixe seu comentário sobre o assunto e nos vemos no próximo artigo. 

Juan Barata

Paraense apaixonado pelo Clube do Remo, tenho mais de 6 anos na área de desenvolvimento de software. Sou Agilista na Lambda3, organizador e participante da comunidade Tá Safo, mestrando em Computação Aplicada com ênfase em Engenharia de Software na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Arquitetura de Software e Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA).