Oi! Você mesmo!

Está iniciando na carreira de Desenvolvimento ou em transição e gostaria de saber por onde começar? Sim, nós te entendemos! São muitos os caminhos e as tecnologias que a gente encontra neste segmento, e entender qual o start e para onde direcionar seus estudos pode ser bastante desafiador.

Isso porque se você der uma rápida “googleada” por aí, vai perceber logo que são MUITOS os conteúdos que você encontra sobre conhecimento em .NET, testes automatizados, Frontend, versionamento de código e por aí vai, não é verdade?!

Mas calma! A gente trouxe uma solução viva! A ideia deste conteúdo é que ele não caia em desuso, e com esse objetivo os times de Contratação de Devs, Pessoas e Marketing uniram forças pra produzir um conteúdo que estará em constante revisão e atualização, trazendo os caminhos para você reciclar seu conhecimento ou iniciar a aprendizagem para ingressar na carreira de Desenvolvimento.

Nossa empresa é referência no segmento de tecnologia e inovação, entregando ao mercado soluções Digitais e de Data Science e, por isso, estar por dentro das tendências de techs utilizadas com foco em apoiar a transformação de nossos clientes é fundamental! É com esse foco, que trazemos abaixo as dicas de estudo por categoria.

 Conhecimento em .NET

Uma grande quantidade de projetos que desenvolvemos aqui na Lambda3 é feita com .Net, e para garantir a qualidade das nossas entregas aplicamos práticas e padrões. A seguir temos alguns materiais e referências sobre esses pontos:

 Testes automatizados

Consideramos este ponto extremamente importante para a metodologia de trabalho e entregas aqui na Lambda3, tanto do ponto de vista de contratação de novos talentos, quanto no dia a dia com os nossos clientes. Escrever testes é parte do trabalho entregue por nós, e por isso faz parte de uma de nossas etapas no processo seletivo. Confira abaixo nossas indicações de conteúdo com foco neste assunto:

 Conhecimento em Frontend

Quando o assunto é Frontend temos uma galera especialista do time de Desenvolvimento, que reuniu uma lista de conteúdos importantes para quem busca se aprofundar em tecnologias de desenvolvimento Frontend que são:

Versionamento de código

Boa parte do dia a dia das pessoas desenvolvedoras na Lambda3 está relacionada com versionamento de código.

Não é essencial que todas as pessoas sejam especialistas, mas para que o trabalho em equipe seja fluido e com poucos conflitos entre os processos, é importante ter algum conhecimento sobre a principal ferramenta de versionamento utilizada pelos times de desenvolvimento de software da Lambda3, o Git.

E como recomendação temos uma live do Canal dotNET com a participação do Lambda Giovanni Bassi, onde ele conversa com Renato Groffe sobre Git avançado.

 Desenvolvimento e agilidade

Dentro dos projetos da Lambda3, mesmo tendo a atuação da Pessoa Agilista que apoia o time, as pessoas desenvolvedoras estão sempre lidando com questões de agilidade, tanto na gestão do projeto quanto no relacionamento entre as pessoas do time.

Apesar de boa parte do trabalho ser escrever código, aqui as pessoas Devs procuram adotar práticas ágeis em sua forma de atuação. Portanto, é importante ter conhecimento dos princípios e valores do Manifesto Ágil para entender como os times da Lambda3 conduzem o trabalho. 

Bem, agora que você entendeu sobre os conhecimentos técnicos para iniciar na carreira e de quebra estudar as techs que recomendamos e que usamos fortemente em nossos projetos, a gente quer falar de algo tão importante quanto as hards skills mencionadas acima: as soft skills.

Além de todas as competências técnicas que procuramos nas pessoas candidatas, buscamos também alguns pontos comportamentais que são importantes para o dia a dia de trabalho, não só com o cliente, mas também com o time.

Por isso, a gente sempre reforça que participar do processo aqui na Lambda3 é muito mais do que dar apply e entender das techs. Também é preciso que role aquele match cultural com a nossa marca e as pessoas Lambdas que você conhecerá nas etapas do processo, pois estamos selecionando pessoas que gostaríamos de atuar junto e é importante se sentir confortável para estar entre times e dentro da nossa metodologia de trabalho.

Times de projeto lidam diretamente com o cliente e é importante deixarmos isso claro, mas reforçamos que não esperamos que toda pessoa que entre na Lambda3 saiba lidar com um cliente externo já no seu primeiro contato. Isso é algo que aprendemos enquanto vamos atuando, certo?

Mas é muito importante que você esteja aberto a desenvolver: comunicação direta e respeitosa, aprender/saber sobre posicionamento e trabalho em equipe para atuar em um ambiente altamente colaborativo. Buscar desenvolver essas habilidades é importante não apenas para a carreira profissional, mas principalmente como características pessoais.

Por isso, indicamos alguns conteúdos importantes para te ajudar nesta jornada:

Aqui na Lambda3 temos um ambiente muito propício para o aprendizado, e tentamos incentivar ao máximo essa troca de conhecimento entre as pessoas, seja ela através de um Brownbag (pequenas apresentações sobre qualquer assunto que alguém queira trazer) até algumas dinâmicas como um pareamento entre pessoas para atuarem juntas em uma demanda específica.

E aí, gostou do artigo e achou ele útil para a sua jornada na carreira de Desenvolvimento? Então deixa aqui nos comentários para a gente saber o que mais te interessou e aproveita para ficar por dentro das nossas oportunidades em Desenvolvimento aqui na Lambda3.

Juliana Ruiz

People Partner na Lambda3 com experiência na área de Recursos Humanos em empresas de pequeno, médio e grande porte. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional. Desde 2017 apoiando o time de Pessoas, desenvolvendo ações para promover a cultura, diversidade, bem estar, boa experiência e o cuidado com todas as Pessoas da Lambda3.