Todos os anos as tendências voltadas a determinadas áreas e profissões acabam pautando organizações e setores do mercado. As chamadas listas servem como uma verdadeira bússola para lideranças em busca de um guia para as metas a médio e longo prazo.     

O setor de T.I. está entre os que seguem essa linha. Em novembro do ano passado, o .NET Conf 2021 trouxe as novidades do .NET 6 (algumas já aguardadas) que devem pautar o rumo das companhias e profissionais da área não só para 2022, como também para os próximos anos. Confira abaixo as 4 principais tendências destacadas durante o evento.

Hot Reload

Imagine que ao desenvolver seu código web, customizar uma tela ou mudar uma cor, por exemplo, seja possível salvar o código e ao olhar para o navegador tudo esteja atualizado. O Hot Reload permite a visualização instantânea das alterações realizadas nos códigos, o que otimiza o processo do próprio desenvolvimento e dos testes.

MAUI

É o futuro do desenvolvimento .NET para aplicações mobile e desktop. Ao utilizar o .NET MAUI, é possível criar aplicativos de várias plataformas com um único projeto, porém podendo adicionar recursos e código-fonte específicos da plataforma, caso necessário. Com ele, profissionais conseguem desenvolver aplicativos que podem ser executados no Windows, iOS, Android e macOS de uma única base de código compartilhado. Uma das principais vantagens desta unificação de APIs é a economia de tempo em projetos.

Aliás, seu ambiente está preparado para o .NET Maui? Leia aqui o artigo escrito pelo Lambda Robson Morim lançado no ano passado.

Crossgen 2

O crossgen ganhou atualização e passa a contar com uma nova funcionalidade: a Profile Guided Optimization (Otimizações Guiadas por Perfil). Agora, todos os assemblies de .NET são compilados com o crossgen 2, para todos os sistemas e arquiteturas disponíveis. É possível definir que o crossgen 2 é uma base para o futuro e, a partir dessa atualização, haverá mais ganhos de desempenho do .NET – tanto por conta da economia no tamanho dos pacotes gerados quanto por novas possibilidades de otimizações trazidas pela nova plataforma, totalmente reescrita em C#.

APIs mínimas

O ASP.NET Core ganhou a possibilidade de escrever APIs sem precisar de controllers, de forma muito mais simples e objetiva, e ainda com um ganho de desempenho.

Marcela Carvalho

Developer Woman FullStack