Se você é programador C# ou está iniciando nessa tecnologia, aqui está um pouquinho da base inicial que precisamos saber.

Built-in types ou também tipos primitivos, são os tipos base do dotnet. Vale lembrar o que são os tipos primitivos do C# e tipos base do dotnet (as vezes pode confundir). Esses tipos podem ser classificados em:

  • Tipos simples: int, caracter, bool, long, short, float, long, double, decimal, ulong, uint, ushort e entre outros;
  • Enumeradores (Enums);
  • Estruturas (Structs);
  • Tipos nulos; (o famoso “null”)

Além deles, também existem os tipos complexos, que são o conjunto de tipos primitivos.

Cada tipo desse possui uma predefinição que ajuda na otimização da execução do gerenciamento da aplicação e os diferenciam uns dos outros.

Para exemplificar: o tipo short têm capacidade de 16 bits, o int de 32 bits e o long de 64 bits. Isso nos traz uma questão importante a se considerar quando estamos trabalhando com uma linguagem gerenciada, ao declarar o tipo do nosso dado, levando em conta seu tamanho para uma melhor definição e consequentemente otimização. Caso exceda o limite de capacidade de determinado tipo, é lançado a StackOverflowException.

Obs: Tipos com “u” como prefixo, quer dizer um número sem sinal, que não é negativo.

Carolina Felix

Paulistana, entrou na Lambda em 2021 pelo programa dev do futuro, no qual se formou e agora é dev do presente e ama trabalhar com agilidade. Gosta de viagens e de conversar sobre testes automatizados.