Papeis, vendas boca a boca, falta de controle sobre os lucros… Este cenário se enquadraria perfeitamente na década de 90, mas ocorria até o ano passado com consultoras de uma empresa de marca consolidada no setor de semijoias brasileiras, assim como ainda acontece com representantes em tantas outras empresas tradicionais de outros ramos.

Por se tratar de um cliente antigo nosso, já havia negociação para um projeto de inovação. Com a chegada da pandemia, porém, surgiram duas oportunidades: uma para fazer os negócios sobreviverem e outra para potencializar o volume de vendas, ajustando o projeto ao novo cenário que se desenhava.

O desafio da vez seria criar um aplicativo para as pessoas consultoras desta empresa que fosse competitivo com companhias concorrentes e que, de quebra, agilizasse o processo de vendas. Era necessária uma reformulação na metodologia de gerenciamento. Entre as necessidades estavam encontrar uma forma de facilitar a consulta de catálogos, incluir o WhatsApp como ferramenta para compartilhar novidades, entre outros.

Com um time ágil composto por pessoas desenvolvedoras, agilistas, de UX e analista de negócios, rapidamente nos ajustamos à nova realidade, entregando novos valores, contribuindo para que o cliente tivesse êxito em um momento crucial. O projeto foi desafiador desde a utilização de Lean Inception no início do projeto, que deu o direcionamento das prioridades do negócio e das entregas de MVP, passando pelas aplicações de metodologias ágeis, priorizando sempre os itens mais importantes e de maior valor ao business.

Para garantir que estávamos no rumo certo, atendendo à necessidade do negócio e focando na usabilidade com diversos perfis de usuário, nos apoiamos no mapeamento e definição de personas e grupo de Beta testes, afinal o perfil de consultoras do ramo de semijoias é amplo. 

Desta forma, conseguimos criar um aplicativo off-line first, pelo qual o usuário consegue consultar o seu estoque, catálogo de produtos e preços, registrar vendas, cadastrar clientes, controlar fluxo de caixa, enviar link de pagamento e compartilhar ações promocionais de modo prático.

Com a entrega de um produto de qualidade especialmente desenvolvido para as consultoras, fica a sensação de dever cumprido, ainda mais por se tratar de um cliente inserido em uma área repleta de concorrentes. A Lambda3 ajudou a empresa a trazer inovação para suas consultoras, ajudando a companhia a se tornar mais competitiva, proporcionando mais modernidade, agilidade e produtividade aos processos.

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