Fogos de artifício em Vancouver

Semana retrasada eu comentei que o NHibernate estava quase pronto pro .NET Standard 2, com o PR que fazia praticamente todo o trabalho integrado. Sábado passado, dia 17/03/2018, saiu a versão 5.1.0 do NHibernate, a primeira suportando o .NET Standard, e lógico o .NET Core.

Alguns recursos:

Pra testar antes você tinha que referenciar um monte de pacotes, agora basta referenciar o NHibernate e, no caso do Sql Server, o System.Data.SqlClient. Vejam o exemplo da app console linkado acima, é realmente muito simples.

Aproveitei pra atualizar o projeto pra utilizar Async e Await, algo que já está presente no NH já tem um tempo.

Fui olhar se o FluentNHibernate já acompanhou, e, surpresa, já temos um PR pra atualizá-lo também. O mantenedor disse que vai revisá-lo amanhã. É o último componente que falta.

Vamos fazer mais testes em breve, e voltamos depois pra contar pra vocês como foi. Imagino que vamos começar a adotar nos projetos da Lambda3 assim que o FluentNH suportar o .NET Std, e, assim como acontecia com .NET Framework, o NH será nosso ORM de preferência.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.