Há cerca de um ano e meio atrás, fiz um post aqui no blog apresentando o TFS 2015. Pois bem, passado esse período, o time de produto do TFS/VSTS acabou de lançar o TFS “15” Preview (nome temporário). Ainda não se sabe qual será o nome final do produto, mas vale a pena já falar um pouco sobre seu processo de instalação. E claro se você tiver curiosidade, saber também quais serão as features disponíveis na nova versão do produto.

A ideia desse post é mostrar somente as novidades do processo de instalação (a grosso modo não muda muito ao atual). Desse modo o post não fica muito maçante e estará priorizando o que realmente importa. Então sem mais, vamos trabalhar! 😀

Primeira novidade: Tamanho da ISO de instalação

Sim, pode acreditar. A ISO de instalação do TFS “15” Preview baixou para incríveis 326 MB e o Wizard está cada vez mais inteligente!

ISO do TFS "15" Preview

Segunda novidade: Tipo de instalação

O processo de instalação, como disse acima, está bem mais inteligente sobre dois aspectos superimportantes:

  • No momento da instalação, o Wizard irá te perguntar sobre qual tipo de instalação você quer executar (nova ou Upgrade). O processo atual de instalação requer que você o escolha como primeira opção.

Wizard do TFS "15" Preview

  • Também no momento da instalação, o Wizard irá te perguntar se você deseja uma instalação “Basic” ou “Advanced”. Também no processo atual de instalação essa opção é escolhida em seu início.

Wizard do TFS "15" Preview

Terceira novidade: SSH Nativo

Nessa nova versão do produto (na verdade desde a versão TFS 2015 Update 3, o time de produtos está disponibilizando suporte nativo às conexões SSH. Durante o processo de instalação, haverá uma tela no Wizard demonstrando essa configuração.

TFS "15" Preview Wizard - Configuração SSH

Quarta novidade: Code Search extension

Outra novidade no processo de instalação refere-se à configuração do “Code Search” extension (recurso já existente no VSTS). Para tanto, no momento da configuração há a necessidade da instalação do Oracle JRE 8 Update 20 or HigherMas não se preocupe, caso você opte pela sua instalação, o processo fará o download automaticamente.

TFS "15" Preview Wizard - Instalação do Code Search

No momento da finalização do Wizard de instalação, será solicitada a instalação do Oracle JRE

TFS "15" Preview Wizard - Instalação do Oracle JRE

Quinta e última novidade: New work item form

A partir da versão TFS “15” Preview, é possível a escolha da utilização (ou não) do novo formulário de Work Item. Para tanto, basta fazer essa configuração na respectiva Collection.

TFS "15" Preview - Configuração do new work item form

Para finalizar, é superimportante citar que as configurações de SSH e Code Search são instaladas como serviço e, portanto, vão necessitar de uma atenção especial do administrador do TFS.

TFS "15" Preview - Novos serviços

Bem pessoal, por hora essas foram as primeiras impressões sobre a instalação do TFS “15” Preview. Todos sabemos que esse assunto será intensamente discutido e logo mais vamos falar muito dele aqui no blog.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.

Vinicius Moura.