Olá pessoal!

Devido a um desejo pessoal e necessidade na Lambda3, recentemente tracei um objetivo para a minha carreira de me tornar MCSD em Web Applications.

Para obter essa certificação da Microsoft, é necessário ser aprovado em três exames:

Decidi começar pela certificação Microsoft 70-487: Developing Microsoft Azure and Web Services, que é considerada a mais difícil das três.

Estratégia de estudo

A primeira coisa que eu fiz foi pesquisar rapidamente na internet sobre a prova para achar quais pontos serão abordados no exame, onde posso achar conteúdo para estudar e relatos de pessoas que passaram no teste.

Nesse post do blog developerhandbook.com, Jon Preece resumiu muito bem o que eu procurava e fiquei convencido que o livro Exam Ref 70-487 Developing Windows Azure and Web Services (MCSD), da própria Microsoft, seria o guia ideal de estudos. Tive a sorte também de encontrar esse livro na biblioteca da Lambda3 :)

No livro Soft Skills: The software developer’s life manual, John Sonmez descreve seu sistema para aprender qualquer coisa em 10 passos. Não vou entrar em detalhes aqui, mas o último passo é ensinar. Ao tentar explicar para outros o que você aprendeu, você organiza as ideias de uma forma que você mesmo vai passar a entender bem melhor o assunto.

Meu plano então foi o seguinte: para cada objetivo do exame, examinei o capítulo do livro Exam Ref e escrevi um post no meu blog sobre o assunto. Assim eu pude consolidar meu próprio entendimento e compartilhar o conhecimento com quem quiser seguir o mesmo caminho.

Tópicos do exame

A prova 70-487 está dividida em cinco grandes tópicos que contêm vários objetivos. Os links apontam para os posts no meu blog:

Accessing data

Query and manipulate data by using the Entity Framework

Designing and implementing WCF Services

Creating and consuming Web API-based services

Deploying web applications and services

Após realizar a prova, escrevi um post de considerações finais, com meu resultado e algumas dicas adicionais para o exame.

Espero que esse conteúdo seja de proveito para você que também quer conquistar esse objetivo.

Obrigado e até mais!

Edney Pitta