Toda vez que o time de ALM da Lambda3 vai começar um novo projeto em algum cliente, fazemos uma reunião de kickoff para organizarmos nosso projeto. Essa reunião tem como objetivo estabelecer as atividades e os respectivos entregáveis, para que no dia a dia da execução desse projeto consigamos passar ao cliente os status dessas atividades.

Realizada a reunião, voltamos para o escritório e cadastramos nosso projeto no VSTS (sim, utilizamos a ferramenta em benefício próprio). Com isso a cada finalização de atividade, atualizamos o nosso VSTS e mandamos o devido status ao nosso cliente.

Para dar uma ideia da organização do projeto e como damos feedback das atividades, mostro a seguir um backlog de atividades:

Backlog do projeto

E utilizando o recurso de Dashboard do VSTS, meu Status Report é gerado e repassado ao meu cliente.

image2

Além dos recursos já disponíveis no VSTS, fizemos o uso de uma extensão chamada Team Calendar disponibilizada no Marketplace que nos ajudou a organizar o nosso projeto.

Usando o Team Calendar

A extensão Team Calendar inclui uma funcionalidade de calendário dentro do VSTS do seu time. Como ainda essa extensão está na sua primeira versão, ele ainda não faz integração com os Work Items cadastrados (acredito que teremos em breve essa funcionalidade).

Hoje a extensão possui duas funcionalidades que já ajudam bastante o time na organização:

  • Inclusão de “Day Off” – a funcionalidade “Day Off” é a única que utiliza os atuais recursos disponíveis no Capacitiy da Sprint, ou seja, caso você venha incluir para alguma pessoa do time uma indisponibilidade, o Team Calendar consegue representá-la:

Inclusão do “Day Off”:

Inclusão de "Day Off"

Visualização no Team Calendar:

Visualização no Team Calendar

  • Inclusão de eventos – o Team Calendar também permite a inclusão de eventos para visualização geral do time. Esses eventos podem ser criados a qualquer momento e os mesmos tem como característica principal a inclusão de categorias que vão gerar cores randômicas no seu calendário. No exemplo abaixo foram criados diversos eventos devidamente classificados em três categorias (reunião, desenvolvimento e apresentação).

Organização do calendário do time

Espero que com as dicas acima, vocês consigam organizam seus projetos e times e consigam dar um melhor feedback aos seus clientes.

Até o próximo post,

Vinicius Moura.