Licenciamento de software pago é tão complicado quanto as licenças de software livre, sim elas existem e é preciso dedicar um tempo para entender qual a licença correta para o uso que você está dedicando ou se você está utilizando um software livre da maneira correta.

No caso do ecossistema do Visual Studio e Team Foudation Server é interessante conhecer as possiblidades para licenciar corretamente e como cliente não utilizar produtos desnecessários e ou utilizando corretamente o valor de investimento da TI.

Para isso é disponibilizado o Microsoft Visual Studio Licensing, um documento explicando todas as possibilidades de licenciamento. O documento é atualizado esporadicamente devido as atualizações de licença, por isso é interessante acompanhar novas publicações. Estou me comprometendo a postar cada detalhes de cada atualização no futuro.

Mas vamos conhecer o documento e sua versão atual de Novembro de 2015?

O documento

Atualmente existem as seções abaixo:

  • Microsoft Visual Studio licensing
  • Introduction
  • Visual Studio 2015 licensing overview
  • How to buy
  • User licensing
  • TFS 2015 licensing
  • Lab management licensing
  • Visual Studio Release Management licensing
  • Appendix

A ideia aqui não é explicar tudo, não é um documento difícil de entender, quero apensar comentar pontos interessante. Vale destacar desde já que, uma vez lido o documento, na sua próxima versão ler apenas o apêndice é suficiente para se informar sobre mudanças, já que é publicado o que mudou de uma versão para outra. Este documento não é apensar elaborado por cada versão maior do produto, por exemplo a última 2015, mas também sofre impacto com os quatro updates, mínimos, porém podem ter mais; anuais que a Microsoft distribui.

Visual Studio 2015 licensing overview

É uma introdução aos tipos de licenciamento, vale destacar que hoje além da Standard subscription, via Microsoft Store (caixinha) e Volume Licensing, existe o Cloud Subscriptions através do Visual Studio Marketplace, com assinaturas anuais e mensais!

Um link muito importante e que tira muitas dúvidas é o de features por edição do VS, veja: https://www.visualstudio.com/products/compare-visual-studio-2015-products-vs

How to buy

Esta sessão traz como comprar o produto, ou seja qual edição, por qual canal. Explicando detalhes sobre renovação, etc…

User licensing

Nesta é explicada a licença do usuário: quais softwares estão inclusos, com exemplos, onde é liberado rodar o software, direitos, o que é possivel distribuir, e até mesmo cenários onde usuários não licenciados podem utilizar o software.

TFS 2015 licensing

Um destaque dessa seção é General Guidance for Licensing Team Foundation Server, na qual é abordado o que está incluso no licenciamento do TFS, por exemplo, o MS SQL Server Standard pode ser instalado para funcionar exclusivamente com o TFS sem custo adicional. Ao optar pelo SQL Server Enterprise é preciso licenciá-lo a parte.

Também são comentados direitos de downgrade, ou seja, utilizar uma versão mais antiga do produto; conexão entre o VSTS, Visua Studio Team Services, com um serviço de build local, métodos de acesso ao TFS, opções de deploy

Lab management licensing e Visual Studio Release Management licensing

Estas duas seções são específicas para licenciamento destes produtos. Destaque para o licenciamento dos componentes do Release Management, que além do Server tem Agents e Clientes. Esta é uma seção que provavelmente sofrerá mudanças com o Update 2.

Appendix

E finalmente chegamos a seção que traz a Licensing White Paper Change Log, ou seja as alterações de licenciamento desde a versão anterior ao documento.

Esta versão de Novembro de 2015 inclui:

  • Changed Visual Studio Online to Visual Studio Team Services, página 6
    • Um simples comunicado da mudança de nome do TFS como serviço (SaaS)
  • Moved Feedback Management from TFS Advanced to TFS Basic CAL, página 26
    • A feature de Feedback Management foi movida da licença Advanced para Basic CAL, é comum a Microsoft mover features que são lançadas em uma edição mais alta na escala para menores, tornado-as mais acessíveis.
  • User with a paid Visual Studio Team Services plan has access to basic capabilities in TFS, página 6
    • Um usuário pago do VSTS tem acesso do tipo Basic no TFS, sem licenciamento adicional
  • User with active Test Manager extension has access to Test Management features in TFS, página 25
  • Changed Production Use of Office Professional 2013 to Office Professional 2016, página 13
    • Upgrade da versão de produção para 2016, ou seja, usuários licenciados do Visual Studio Enterprise com MSDN ou Visual Studio Enterprise – Annual podem usar em produção em um dispositivo

Download do documento: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=13350

    Emmanuel Brandão