Fala galera, beleza? Há algum tempo (anos?!) eu não escrevo sobre .NET. Foram-se os tempos áureos em que eu mantinha um blog sobre o assunto, escrevendo quase que diariamente. Parte deste hiato foi devido ao fato de ter cansado do mundo .NET – como as coisas eram feitas, as ferramentas disponíveis, o ambiente disponível e o tipo de aplicações a que geralmente a plataforma/framework/linguagens eram destinados.

Mas tudo isso mudou e é parte do passado! Hoje o .NET está lindo e incrível. O título do post não é apenas uma brincadeira. O .NET hoje roda igualmente em Windows, OSX e Linux! E isso é realmente algo sensacional, que possibilita mais pessoas trabalharem com a tecnologia e eu acredito que quando mais pessoa se aproximam mais e mais usos e desafios são superados, com isso as coisas evoluem e tomam novas formas, passam a estar sempre em constante evolução. É extremamente positivo começar a trazer o que as comunidades e tecnologias que rodam primariamente em OSX e Linux tem de melhor para o .NET.

Open Source

Pois é, isso é chocante (e contagiante). Apenas para que isso fique aqui, antes de tudo o mais que você possa ler: a Microsoft está abrindo o fonte de tudo. .NET, ASP.NET, VS Code, compilador e muito mais. Confira aqui no github do .NET e/ou aqui no github da Microsoft.
Fique sempre antenado e de olhos nas novidades que estes dois perfis tem publicado no github, tem muita coisa interessante sendo “pushada” lá. Agora passamos a saber exatamente como as coisas são feitas e podemos participar ativamente do processo, caso tenhamos interesse. A comunidade .NET sempre participou de uma forma tímida de iniciativas OSS e eu tenho certeza de que agora as coisas estão em um caminho sem volta – e isso é bom.

Ter algo ali, aberto, a um pull request de distância passa a ser a limitação libertação para que as coisas evoluam de acordo com as necessidades de quem usa. Há vários anos que já se sabe do poder que as comunidades de desenvolvimento tem, e permitir que o .NET faça uso disso só pode ser bom 😉

.NET Core

Pretendo entrar em detalhes nos posts que darão sequência a este. No momento basta dizer que o .NET está dividido em .NET Framework 4.x e .NET Core.
O que hoje conhecemos como “Framework .NET” será mantido e atualizado a partir da versão 4.x e nisto está incluso praticamente tudo que conhecemos atualmente: WPF, Windows Forms, ASP.NET.
Já no .NET Core, ou .NET 5, teremos novidades bem interessantes como ASP.NET 5 (onde já não existe mais Web Forms) e Universal Apps. Vejamos abaixo de uma maneira geral:

.NET 4.x e .NET Core

ASP.NET 5

Seguindo a mesma linha o ASP.NET 5 foi completamente refeito, é completamente open source e também roda em Linux, OSX e Windows – da mesma forma nas três plataformas.

O mais interessante do novo ASP.NET (que roda tanto no framework 4.6.X quando no .NET Core) é o fato de que ele é todo modular e você usa apenas o que precisa (de verdade!). Através de pacotes NuGet você vai adicionando ao seu projeto o que for preciso, quando for necessário. É exatamente este modelo de trabalhar e desenvolver que vai fazer muitas pessoas voltarem a se apaixonar por esta tecnologia, e permitirá tantas outras se aventurarem neste mundo. Diferente do que precisávamos (tentar) fazer antes com Mono em uma série de gambiarras tentativas e DLLs que não funcionavam, agora as coisas realmente funcionam.

VS Code

VS Code é um novo editor de código também Open Source e que também funciona tanto em OSX, Linux e Windows.

VS Code

VS Code

Este editor não vem para substituir o Visual Studio. É uma nova abordagem, alinhada com o novo ASP.NET e o novo modelo de desenvolvimento do .NET que te permite desenvolver em .NET, Node, HTML, CSS, JS, etc, etc.

Resumo

O .NET está amadurecendo e desenvolvendo-se de uma maneira muito bacana. É extremamente positivo aproximar desenvolvedores e desenvolvedoras da tecnologia com as quais trabalham, isso só acrescenta.

Se você, assim como eu, esteve dormindo pelos últimos 4 anos12 meses então seguem alguns links que vão te ajudar a compreender um pouco melhor o que está acontecendo:

ASP.NET 5 (vNext)
.NET Core
VS Code
Hanselman sobre Core e ASP.NET 5 no Connect

Além disso fiquem ligados pois nos próximos dias postarei aqui mais sobre cada um destes tópicos com tutoriais para compreender melhor como desenvolver e se aventurar nesse (bem-vindo) mundo novo!

Importante: Você já pode usar isso tudo em produção e com suporte da Microsoft!

Vinicius Quaiato