Livro "97 Things Every Software Architect Should Know: Collective Wisdom from the Experts"

Nada como colher feedback de seu cliente não é mesmo?
Você leitor do blog da Lambda pediu, então aqui vai um pouco de conteúdo sobre arquitetura de software.

Meu objetivo com este post, que pode se tornar uma série, é trazer para discussão alguns dos temas apresentados no livro 97 Things Every Software Architect Should Know: Collective Wisdom from the Experts, um baita livro por sinal. Então vamos lá.

Chances Are, Your Biggest Problem Isn’t Technical – Mark Ramm

Mark Ramn foi muito feliz ao nos lembrar que as pessoas são a fundação para o sucesso ou falha de um projeto.
Eu acredito nisso mais do que em qualquer outra coisa. O que me faz lembrar de um cliente da Lambda3 que passou as últimas semanas com nós aqui no escritório. Este cliente tem pela frente a liderança de um projeto de software que possui muitos aspectos interessantes, desde a escolha da tecnologia até a formação de um time capacitado para trabalhar com práticas modernas de engenharia.
Assim como o Mark eu chamaria  esta pessoa de um arquiteto de software efetivo pois ele percebeu que ainda mais importante do que os desafios ténicos será o desafio cultural que ele tem pela frente.

Importantes questões humanas estão sempre presentes no nosso dia-a-dia. Para sermos bem sucedidos o primeiro passo é reconhecer isto e saber como lidar com estas questões. Você concorda?

Rafa Noronha

Rafa Noronha gosta de construir aplicações web inovadoras em qualquer plataforma. Possui experiência em diversas tecnologias mas a única com quem rolou algo mais sério foi a Web. Nos últimos anos precisou se especializar em JavaScript, single-page apps e Backbone.js. Na Lambda3 Rafa Noronha jura que Java é legal e está sempre vencendo seus colegas nos confrontos de Mortal Kombat e FIFA14.