Com este post queremos começar a contar a história de uma parceria de mais de um ano. Trata-se de um de nossos melhores clientes, um cliente que sempre confiou em nosso trabalho para superarmos diferentes desafios e projetos.

Necessidades de negócio

A DNA Solution existe no mercado de tecnologia para cartórios desde 2004, atendendo muitos clientes no Nordeste e Norte do país através de soluções para automação. Em 2012 a empresa decidiu se reposicionar no mercado. A Lumera nasceu de uma nova visão e com o objetivo de inovar as práticas cartoriais.

A oferta de produtos e serviços da Lumera tem uma considerável dependência de tecnologia. Entre os produtos mantidos existe um portal web para acesso dos clientes e sistemas desktops para automação dos cartórios de notas e imóveis. Sendo o ATOS, voltado para Registro de Imóveis, o principal pilar da oferta de produtos.

Muitos destes sistemas foram desenvolvidos em 2005. Com a evolução dos sistemas e da complexidade inerente ao negócio, a manutenção deste software começou a consumir cada vez mais tempo. Apesar dos esforços para atualizar os sistemas, a equipe nunca conseguiu incorporar novas práticas e tecnologias, pois nunca havia tempo para se dedicar a novas idéias. “Nós somos uma companhia difirente de quando começamos a desenvolver nossos primeiros sistemas” disse Glauco Tabet, Co-fundador da Lumera. “Reestruturamos os processos internos para fomentar um ambiente de inovação e colaboração com clientes e fornecedores”.

Tabet reconhece as necessidades da Lumera quanto a implementar métodos ágeis para conseguir responder ao mercado e manter um desenvolvimento sustentável. “Eu não posso construir uma aplicação que tenha um custo de manuteção exponencial,” disse Tabet. “Eu preciso de entregas frequentes para re-avaliar o direcionamento do meu produto. Para inovar, ouvir o mercado é essencial.”

O Primeiro contato

A Lumera procurou a Lambda3 para realizar um Assesment visando encontrar pontos de melhorias sobre três grandes áreas:

• Processos de desenvolvimento de software e qualidade
• Processos de gestão de projetos
• Gestão visual

Com o sucesso deste trabalho a Lumera decidiu trazer para a Lambda3 um projeto de desenvolvimento visando a re-construção de um produto já existente. Em sua concepção esta nova versão do produto apresenta ao mercado conceitos bastante inovadores. A Lumera apostou neste projeto não apenas como viabilização desta idéia, mas também como oportunidade de convívio com um time de desenvolvimento acostumado ao modelo de trabalho com métodos ágeis.

Desafios

Entre os primeiros requisitos do projeto surgiu o conceito de um aplicativo altamente interativo e de grande apelo visual.  “O mercado de automação de cartórios nunca se preocupou com o visual e a usabilidade de suas aplicações” diz Tabet. “Frequentemente vemos um grande esforço em treinamento de pessoal porque os sistemas são pouco intuitivos e difíceis de usar”.

Existia também a necessidade de redução de custos operacionais. O sistema antigo tinha o seu processo de distribuição manual, sendo realizado máquina por máquina, entre estações de trabalho e servidores. Este esforço consome muito da equipe de operações da Lumera.

Outro importante requisito é a integração com diferentes periféricos do cartório como scanner, impressora e hardware de assinatura digital.

Durante a execução do projeto ficou claro que existia muita incerteza em torno de prioridades do projeto, objetivos de negócio e  o retorno sobre cada funcionalidade. O Product Owner tinha acesso restrito ao especialista de negócio e as partes interessadas tinham visões bem diferentes quanto à concepção do produto.

Diante destes e outros desafios o projeto trouxe muitas lições aprendidas para o time da Lambda3 e para o time da  Lumera.

Em uma série de posts vamos explorar como enfretamos estes desafios e quais os resultados conseguidos com cada uma das ações. Segue alguns dos assuntos que pretendemos abordar:

    • Concepção e definição do produto
    • Redução de custos operacionais através de uma arquitetura SaaS
    • Usabilidade e apelo visual conseguidos com uma interface Single-page application
    • Disseminação de práticas ágeis com a equipe do cliente, de práticas de engenharia aos processos de gestão
    • Integração de um aplicativo web com dispositivos de hardware

Em breve teremos todo o conteúdo disponível aqui no blog 😉