Em um dos clientes da Lambda3 que estou trabalhando, aconteceu um problema que me motivou a escrever esse post.

Após as configurações de algumas permissões de segurança de Source Control, meu cliente recebeu a seguinte mensagem no momento da execução de um check in:

Não foi possível executar check in

O cliente entendeu perfeitamente a mensagem, mas um grande detalhe chamou sua atenção: o seu usuário no TFS é simplesmente o administrador de toda a ferramenta. Então como seria possível perder acesso de check in para um arquivo do Source Control?

O problema

A resposta para esse problema é bem simples: por algum acidente no vínculo de permissões, meu cliente colocou o seu respectivo login em um grupo do TFS que possui regras que restringiam check in naquela determinada pasta ou arquivo.

Após minha explicação, o cliente compreendeu perfeitamente o problema, mas precisava de uma solução rápida para remover a restrição de check in apresentada.

A solução

Para apresentar a solução ao meu cliente, primeiramente tenho que relembrar o seu pedido: ele queria uma “solução rápida”. Alegre

Claro, a solução mais trivial seria navegar no Team Web Access, verificando a permissão de cada um dos grupos e o respectivo vinculo do seu login. Mas novamente lembro, ele queria uma “solução rápida”. Alegre

Então para atender o seu desejo, recorri a linha de comando TFSSecurity.

TFSSecurity /imx <identity> /collection:http://myservertfs:8080/tfs/MyCollection

Basicamente essa linha de comando lista todos os grupos que um determinado login está vinculado. Com essa resposta em mãos, basta eu desvincular o respectivo login do grupo que me impede a execução de check in e continuar meu trabalho no TFS.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.