Em um dos clientes da Lambda3 que estou trabalhando, aconteceu um problema que me motivou a escrever esse post.

Após as configurações de algumas permissões de segurança de Source Control, meu cliente recebeu a seguinte mensagem no momento da execução de um check in:

Não foi possível executar check in

O cliente entendeu perfeitamente a mensagem, mas um grande detalhe chamou sua atenção: o seu usuário no TFS é simplesmente o administrador de toda a ferramenta. Então como seria possível perder acesso de check in para um arquivo do Source Control?

O problema

A resposta para esse problema é bem simples: por algum acidente no vínculo de permissões, meu cliente colocou o seu respectivo login em um grupo do TFS que possui regras que restringiam check in naquela determinada pasta ou arquivo.

Após minha explicação, o cliente compreendeu perfeitamente o problema, mas precisava de uma solução rápida para remover a restrição de check in apresentada.

A solução

Para apresentar a solução ao meu cliente, primeiramente tenho que relembrar o seu pedido: ele queria uma “solução rápida”. Alegre

Claro, a solução mais trivial seria navegar no Team Web Access, verificando a permissão de cada um dos grupos e o respectivo vinculo do seu login. Mas novamente lembro, ele queria uma “solução rápida”. Alegre

Então para atender o seu desejo, recorri a linha de comando TFSSecurity.

TFSSecurity /imx <identity> /collection:http://myservertfs:8080/tfs/MyCollection

Basicamente essa linha de comando lista todos os grupos que um determinado login está vinculado. Com essa resposta em mãos, basta eu desvincular o respectivo login do grupo que me impede a execução de check in e continuar meu trabalho no TFS.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration