Um vídeo que eu gosto muito é um do Tim Harford, um economista inglês, no Ted, chamado “Trial, error and the God complex”. Ele nos lembra de um modelo de controle de processos muito usado no desenvolvimento ágil para resolver problemas, o empírico. Nele, em vez de tentar acertar a resposta através de estudo cuidadoso, que devido a enorme complexidade do problema resultará em total ou quase total perda do trabalho de análise (além de resultado zero), adotamos uma abordagem de tentativa e erro, corrigindo o caminho conforme ele evolui. Esse assunto é tema de abertura de todo treinamento de Professional Scrum Master da Scrum.org, que ministramos na Lambda3.

Quanto já não sofremos com isso? Na gestão pública, na privada, nos hospitais, na engenharia, e claro, na produção de software. Os pequenos deuses, com suas pequenas teorias, cuidadosamente montadas, impedem um avanço significativo através da tentativa e erro. Precisamos de coragem para apontar seus erros e dar um passo à frente.

Tim Harford, por falar nisso, é um excelente autor. Recomendo os dois livros dele que li, The Undercover Economist e The Logic of Life. São excelentes.

O vídeo é mais eloquente. Enjoy:

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.