image

A Scrum.org, demonstrando que está ouvindo a comunidade de desenvolvimento de software e o mercado, através de seus fundadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, vai começar a permitir contribuições formais ao Scrum de duas formas: extensões e evoluções sugeridas pelo mercado.

A partir de agora você pode sugerir modificações ao Scrum para o Jeff e para o Ken. Para fazer isso, visite esta página, monte seu caso, arrume pessoas para apoiar sua ideia, e pode ser que você contribua para a próxima versão do Scrum, inclusive recebendo créditos no próximo Scrum Guide.

Voce também pode sugerir complementos ao Scrum. Como ele é um framework, não uma metodologia, todos que usam Scrum o complementam e formam sua própria metodologia. Muitas destas extensões podem ser uteis a outras pessoas, e agora temos um local centralizado para sugeri-las e agregá-las. Visite esta página para ver o catálogo de extensões, e esta para sugerir novas extensões.

Fico muito feliz de ver isso acontecendo, demonstrando que o Scrum continuará evoluindo e está aberto para novas formas de trabalhá-lo.

Va lá, contribua, e leia o que os outros estão sugerindo.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.