Eu já tinha explicado aqui que estimativa é igual a cálculo aproximado. Agora o Scrum não inclui mais o comprometimento do time com a entrega, mas sim uma previsão do que será possível entregar (uma estimativa). Não há mais comprometimento? Vamos analisar.

É importante sempre diferenciar comprometimento de estimativa e de objetivo. Pegando o exemplo do Scrum:

  • Estimativa é um chute de que quanto tempo algo vai levar pra fazer, ou que vai dar pra fazer algo em determinado tempo;
  • O objetivo é entregar a estimativa;
  • O comprometimento é com o melhor trabalho possível, buscando atingir o objetivo.

Eu sempre expliquei a diferença entre estes 3 itens. Gostei que o Ken e o Jeff separaram o comprometimento da previsão (forecast ou estimativa). É impossível se comprometer a entregar algo, porque pode ser que não seja possível entregar por motivos alheios a nossa vontade. Mas é possível se comprometer em buscar o objetivo, e com o melhor trabalho possível.

O que mais um PO pode querer? Se ele tentar forçar a barra pra entregar o objetivo, a qualidade vai cair, algo impossível com a DoD.

Desenvolvimento de software é algo naturalmente impreciso, por isso dizemos que Scrum é para desenvolvimento de produtos complexos. Comprometer-se a entregar algo com tal incerteza seria desonesto.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.