image

Até este momento, as únicas certificações oficiais que temos disponíveis para Scrum são disponibilizadas pela ScrumAlliance (SA), sendo elas: Certified ScrumMaster (CSM), Certified Scrum Product Owner (CSPO), Certified Scrum Practitioner (CSP), Certified Scrum Coach (CSC) e Certified Scrum Trainer (CST). Destas, as duas primeiras são focadas no SM e PO, respectivamente, a CSP é focada em qualquer membro do Scrum Team (SM, PO, time e até GPs), e as duas últimas são avançadas, focada na parte educacional (treinador e coach).

Até o momento não há nenhuma certificação focada exclusivamente no desenvolvedor, focada no time que constrói o produto. Mas tal certificação está em preparação. Em Maio do ano passado, no Brazil Scrum Gathering, o Ken Schwaber, pai do Scrum, anunciou que a SA estava se preparando para lançar uma certificação focada no desenvolvedor, e que para isso faria parcerias com empresas que se interessassem a complementar a parte de desenvolvimento, já que o Scrum não oferece grandes prescrições no desenvolvimento, sendo mais focado na parte gerencial do projeto. O primeiro parceiro anunciado foi a Microsoft.

Já faz aproximadamente um ano que a Microsoft e o Ken Schwaber estão conversando sobre esta certificação para desenvolvedores, incialmente chamada de Certified Scrum Developer (CSD). Desde então o Ken Schwaber se desligou da SA, e levou consigo o CSD. Abriu então a Scrum.org e em pouco tempo anunciou o CSD por lá, para depois renomeá-lo para Professional Scrum Developer (PSD).

Este curso, que terá sua primeira versão focada na plataforma Microsoft, será lançado junto com o Visual Studio 2010, em 12 de Abril. O foco do curso será o desenvolvedor, como já foi dito. Práticas do SM e do PO serão abordadas apenas superficialmente. O curso vai focar no profissional que faz a entrega, e, questões como preparação da visão, relacionamento do PO com os outros stakeholder, e qualquer assunto não relacionado diretamente ao desenvolvimento do software será abordado apenas o suficiente para permitir que o time trabalhe no produto. Caso exista interesse em desenvolver estas técnicas, cursos focados no SM, PO, entre outros, são mais apropriados.

Entendo este curso como o primeiro curso oficial apoiado pela Microsoft que foca somente em boas práticas de desenvolvimento, utilizando a plataforma do Visual Studio 2010 (incluindo o Team Foundation Server) para habilitar tais práticas. Ele aborda assuntos diversos relacionados a boas práticas de engenharia, arquitetura, testes, banco de dados, evolução de código legado, entre diversos outros. O curso terá uma semana, full time, onde, além da teoria, cinco sprints vão colocar o aluno frente a frente com o Scrum. Muito mais do que uma certificação, quem fizer este curso sairá com uma visão completa sobre o processo de desenvolvimento baseado na plataforma Microsoft.

Para um profissional se certificar PSD ele terá que fazer uma prova, além de participar do curso. A prova só estará disponível para quem fez o curso. O PSD não está certificando somente que o profissional participou de um curso, mas também que ele possui conhecimento suficiente para participar como desenvolvedor de um time Scrum, o que será medido pela prova.

Para ensinar este curso a Scrum.org selecionou alguns MVPs e parceiros próximos, e está em processo de treiná-los para que entreguem o curso. Os treinamentos destes instrutores estão acontecendo na Oceania, Europa e EUA, e abrangem cerca de 30 pessoas.

E porque estou contando tudo isso? Porque serei o responsável por ministrar esse curso no Brasil neste momento. Serei o único treinador disponível na América do Sul (talvez América Latina, mas não tenho certeza). Estou neste exato momento em preparação em Redmond para capacitação e montagem do curso. Estamos definindo os últimos detalhes do material e do curso, e estamos nos preparando, junto à Microsoft e ao Ken Schwaber, para entregar o melhor curso possível. Entre os outros profissionais que estarão ministrando o curso estão pessoas também altamente capacitadas e reconhecidas, que trabalham com Scrum há anos, MVPs e RDs, e todos profundos conhecedores da plataforma de ALM da Microsoft. (Não vou nomeá-los neste momento porque alguns ainda estão preparando sua estratégia de lançamento.)

Estou preparando um site com mais informações sobre o curso. Em breve colocarei no ar o http://www.scrumdev.com.br onde você poderá ler mais sobre o assunto, assim como se inscrever no curso. A primeira turma já está praticamente fechada, e conta com profissionais de grandes empresas brasileiras e multinacionais, e deve acontecer já em Abril. Estou planejando uma segunda turma também em Abril e assim que estas informações estiverem mais definidas avisarei por aqui. De qualquer forma, se você quiser participar das primeiras turmas planeje uma semana fora do trabalho, já que o curso vai tomar uma semana inteira, e é bem puxado. E fique atento nas datas, porque há uma demanda represada por este curso não só no Brasil mas em toda a américa do Sul, e as salas tendem a encher logo.

Aos colegas de Java, aviso que o curso de Java já está em preparação. Conheci os profissionais que estão preparando o curso, e tudo indica que utilizará Eclipse como ferramenta. Perguntei hoje ao Ken Schwaber quando o curso será lançado, e ele espera começar a preparação dos treinadores no terceiro trimestre de 2010, ou seja, devemos esperar cursos de PSD lá pelo final do ano.

Mais informações sobre o PSD podem ser obtidas no site da certificação no Scrum.org. Os cursos serão anunciados aqui, no scrumdev.com.br, e no site da Scrum.org.