.Net Magazine edição 59 Acaba de sair a .Net Magazine número 58. Esta edição sai com um artigo meu na capa, mostrando como montar uma aplicação completa, de ponta a ponta, utilizando ASP.Net MVC, Entity Framework, e baseada em Domain Driven Design (DDD). A aplicação conta com toda a lógica de domínio, além de contato com o banco de dados, ASP.Net Membership (com ASP.net MVC), tratamento de erros e testes unitários. O artigo começa com uma apresentação dos casos de uso e do protótipo, e segue mostrando como resolver cada requerimento apresentado. Como o código ficaria muito extenso, boa parte ficou para download posterior, apresentei somente o essencial para que a mensagem fosse transmitida. E ainda assim o artigo segue com mais de 20 páginas impressas. Há ainda exemplos de aplicação de alguns padrões de arquitetura, como o Registry, e inversão de controle.

O artigo vai ficar como um bom exemplo de como construir uma aplicação baseada em padrões, escalável e de fácil manutenção. Obviamente melhorias seriam bem vindas, mas apresentar toda uma aplicação em uma única edição me obrigou a ser sucinto (o máximo que eu consegui). Eu deixo a diga no artigo, mas uma melhoria que ficaria muito boa seria a utilização de um conteiner de injeção de dependência. A troca do Entity Framework por NHibernate também seria interessante, porque a aplicação possui código de mapeamento entre POCOs e entidades do EF, o que em pouco tempo se transformaria em um inferno para dar manutenção e testar.

Para quem gostou do meu artigo sobre DDD da .Net Magazine 57, acho que este será um bom exemplo prático. Aproveite também para ver o vídeo com a minha apresentação no .Net Architects.

Como sempre, feedbacks são bem vindos. Gostou? Não gostou? Tem uma opinião? Comente!