Jerry Lewis - The Bellboy Já fui perguntado algumas vezes qual provedor uso para hospedar este site, domínio, e-mails, etc. Então decidi compartilhar com vocês porque sem dúvida é muito mais barato do que as opções que temos aqui no Brasil, já que é um provedor nos Estados Unidos. Seu nome é Godaddy, e é um dos maiores provedores de lá. Só para vocês terem uma idéia, a hospedagem mais simples deles custa 5 dólares por mês, ou seja, pouco mais de dez reais. E o domínio é uns 10 dólares por ano. E você leva 10 GB de espaço, 300GB de transferência, SQL Server, MySQL, controle total sobre o domínio, 25 subdomínios, e 100 contas de e-mail. Ainda pode usar ASP.Net 3.5 e PHP, tem total controle sobre as aplicações no IIS. O IIS já é versão 7.0 e você leva ainda 50 usuários de FTP.

E a performance dos caras é excelente. É óbvio que a latência é maior do que se estivesse hospedado aqui no Brasil (fica em torno de 200ms), mas ainda assim é pequena, e na verdade não faz a menor diferença, ainda mais no mundo de banda larga como o nosso. Essa latência é mais ou menos a mesma latência do Youtube. Nada mal, certo?

Comparando com qualquer provedor brasileiro, você paga uns 20 reais (o dobro) para ter 5GB de espaço (a metade), e uns 100 GB de transferência (um terço). Mas não tem SQL Server. Resumindo: perde em mais ou menos um quarto do valor, sem contar as funcionalidades…

Se você comparar as contas intermediárias (é uma dessa que eu tenho), você pode hospedar quantos domínios quiser (eu hospedo alguns vários, incluindo o recém criado dotnetarchitects.net), e o espaço sobe para 150 GB (15 vezes mais), e a transferência para 1.5 TB (5 vezes mais), por somente 7 dólares, ou seja, 15 reais. Ainda assim é mais barato que as contas básicas que temos aqui no Brasil. Uma conta dessas aqui no Brasil passa de 100 reais. Não dá nem para considerar.

Para o e-mail eu uso Google Apps. Porque? Por vários motivos: porque foi o primeiro a dar um suporte decente a e-mails pessoais, porque a interface do meu e-mail pessoal (@giggio.net) é a mesma do Gmail (e eu adoro essa funcionalidade de agrupar mensagens de um mesmo assunto como se fossem uma conversa – e de fato são), porque é grátis, e porque meus e-mails pessoais saem sem propaganda nenhuma. E eu tenho direito a 25 e-mails de 7GB cada um. Sete! Gigabytes. Isso dá quase 200 GB de espaço de e-mail. De graça. Ok, eu aceito ver umas propagandazinhas, vale o custo, afinal ainda ganho interface mobile, SMTP, IMAP, POP e tudo aquilo que o Gmail tem. E ainda ganho mais um monte de frescuras do Google, que mal uso, como GTalk interno para o domínio, Google sites, Google Calendar, etc, etc. Tudo com o branding Giggio.net (você troca o logo do Google/Gmail pelo seu). Legal, não é? E o melhor: grátis.

E posso usar Google Apps porque o Godaddy me libera controle total sobre o DNS, então eu aponto meus registros de e-mail para onde bem entender. Hoje botamos o servidor de Subversion do .Net Architects no ar em 15 minutos com o controle de DNS. Até SPF eu tenho no meu domínio, ou seja, você nunca vai receber um spam do domínio giggio.net. Tudo isso por 10 reais por mês, e com uma interface fácil de usar. Fala se isso não faz você desistir de ficar com um e-mail @gmail.com ou @hotmail.com e ter o seu próprio, e abandonar o WordPress e o Blogger e hospedar você mesmo seu blog, podendo customizar o que você quiser com um software excelente como o Blogengine.net (que roda esse blog e o .Net Architects) ou o Screwturn wiki.

Fica aqui então a dica. Vamos de "um PC em cada mesa", para "um domínio por pessoa".

Observação: gostaria de ressaltar que não tenho nenhuma relação com a Godaddy, isto aqui é só uma dica mesmo. Pago mensalidade como todo mundo e não recebo nada por contar aqui que o serviço dos caras é bom.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.