A primeira reunião do grupo de arquitura foi neste último sábado, e foi muito boa. Tivemos oito pessoas presentes, e bastante movimentação. O nível da discussão foi muito bom, e o grupo seguirá, pelo que tudo indica, crescendo e melhorando. Como a reunião foi marcada com menos de uma semana de antecedência, muitos que queriam ir não puderam estar presentes, inclusive entraram em contato comigo lamentando. Teremos mais reuniões em que vocês poderão ir, não se preocupem.

Algumas definições:

  1. O grupo se reunirá no mínimo uma vez por mês. (A próxima reunião será em 22/11, 10 horas da manhã, mesmo local. Mais informações abaixo.)
  2. A cada reunião um membro do grupo apresentará um tema relacionado a arquitetura (como DDD, Entity Framework, metodologia ágil, etc), por pelo menos meia hora. O tema não deve ser apresentado somente tecnicamente, já que teoria podemos obter de livros, blogs, sites, etc. O foco será a experiência vivida com o tema em foco, seus prós, contras, e claro, também uma explicação técnica. A idéia é que os membros do grupo possam "viver" o tema junto a quem está apresentando-o. O tema e a pessoa que apresentará serão decididos na reunião anterior, para que todos possam se preparar. Tudo, obviamente, é voluntario, apresenta quem quiser. Depois da apresentação o grupo discutirá o tema apresentado por mais uma hora aproximadamente.
  3. O grupo terá um grupo de discussões online, provavelmente no Google Groups, onde qualquer pessoa poderá se inscrever. O grupo será moderado pelos membros mais ativos. O grupo online será criado assim que o grupo tiver um nome.
  4. Discutiu-se de, em alguns meses, preparar um evento com os primeiros resultados do grupo. A Unip apóia a idéia e consegue disponibilizar o local, com espaço para cerca de 400 pessoas. Provavelmente o evento será gratuito, ou baseado em doações de alimentos ou coisa do tipo.
  5. Caso exista divergência na tomada de alguma decisão do grupo, as decisões serão tomadas pelos membros mais ativos, com feedback de todo o grupo. O conceito de "membro mais ativo" será determinado objetivamente, com algum tipo de medição, como presença nas reuniões, atividade no grupo online, etc. Os critérios ainda serão definidos.
  6. O grupo investirá em projetos de código aberto de soluções bem arquitetadas. Todos concordaram que aplicações web corporativas, ASP.Net são as mais demandadas atualmente, e este será o foco do primeiro projeto. Todos os membros do grupo poderão atuar, mas os projetos também serão moderados.
  7. As próximas reuniões serão gravadas, de forma que possamos disponibilizar o que foi discutido em formato de podcast.
  8. As reuniões terão a uma estrutura flexível, mas fundamentada da seguinte forma:
  1. Meia hora de apresentação do tema;
  2. Uma hora de discussão
  3. Intervalo de até 15 minutos, opcional;
  4. Uma hora e meia de outros assuntos que o grupo quiser tratar, como problemas que alguém está enfrentando, e discussões diversas.
  5. Almoço opcional, se o grupo quiser.
  • Será definido um nome pelo grupo até a próxima reunião. Os participantes da reunião trocarão e-mail para tratar do assunto. Se você não foi e quiser participar da discussão deixe um comentário aqui no post que o adiciono à conversa.
  • O grupo terá um site para disponibilizar todo o conteúdo. Eu, como tenho espaço de sobra no meu provedor vou hospedá-lo por enquanto. Caso aconteça de a demanda superar os 1,5 TB de transferência mensal que meu hosting provider me franqueia (o que acho que vai demorar…), veremos outra solução. O site será criado assim que o grupo tiver um nome. (Para os que me perguntaram o nome do provedor, e como posso pagar tão barato – 7 dólares por mês – por tanto espaço e transferência, com ASP.Net, IIS7 e SQL Server, e 150GB de espaço, visitem o GoDaddy, acho que é o maior provedor nos Estados Unidos. Por $14 você tem espaço e transferências ilimitados. Eu não tenho nada com o site, apenas gosto do serviço, e recomendo.)
  • O tema da próxima reunião será "Metodologia ágil", a ser apresentado pelo Antonio Zegunis, que está trabalhando com isso há um tempo, e está passando nesse momento pela adoção desse processo na empresa que trabalha e atuando diretamente para o sucesso da empreitada.

    Alguns temas relacionados à arquitetura discutidos:

    1. Entity Framework, prós e contras;
    2. Inversão de controle;
    3. Injeção de dependência;
    4. DDD;
    5. Processo (ágil, iterativo, MSF, waterfall, RUP, Scrum);
    6. Prós e contras de frameworks desenvolvidos internamente;
    7. Formação acadêmica dos desenvolvedores e como ela pode melhorar (com notável colaboração da Unip, já atuando nessa frente);
    8. Testes, TDD;

    A próxima reunião será:

    2º Encontro do Grupo de arquitetura de software
    22/11/2008 – 10 horas da manhã

    UNIP da Cidade Universitária/Marginal Pinheiros
    Av. Torres de Oliveira, 330 – Jaguaré, São Paulo – SP
    CEP 05347-020
    Tel.: (11) 3767-5800
    Mapa:
    http://www2.unip.br/universidade/mapas/mp_marginal.aspx
    Há estacionamento próximo ao local, e também é possível parar em uma rua sem saída próxima. Para entrar você vai precisar estar na lista. Para isso, entre em contato comigo por aqui, ou me mande uma mensagem em "giggio arroba giggio.net".

    Vejo vocês lá.

    Giovanni Bassi

    Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.