Eu já tinha visto várias conversas sobre DDD em que alguém da Microsoft se envolvia. Mas foi somente agora que vi que eles montaram um Conselho Consultivo sobre programabilidade de dados, ou DP Advisory Concil. Vi o anúncio no blog do Danny Simmons (MS) e do Jimmy Nilsson, e datam ambos de junho deste ano, ou seja, 3 meses atrás. O post do Danny está na categoria de Entity Framework, e ele informa quais outras pessoas de peso fazem parte do conselho, que inclui o pai do DDD: o próprio Eric Evans. Segundo o Danny o foco do conselho vai ser DDD.

Depois de tanta reclamação, do voto de (des)confiança sobre o Entity Framework (que passou de 500 assinaturas) e de tantas solicitações, parece que podemos esperar alguma novidade. Posso dizer que isso me deixa muito feliz, está na hora de focarmos mais em padrões, e os frameworks de programação de dados que temos visto lançados pela Microsoft até agora (mais notadamente LINQ to SQL, Entity Framework, Datasets/TableAdapters) continuam muito amarrados à base de dados. Nada contra estas ferramentas, elas ajudam muito, mas dependendo do projeto nada funciona tão bem como um bom POCO.

E vocês, o que acham da idéia? Já usaram DDD? Conhecem os POCOs? O que acham de um framework mais independente do banco de dados?

Se você não conhece ainda DDD, dê uma olhada na minha página de livros indicados, onde eu recomendo um livro do Jimmy Nilsson, e o livro que deu origem ao nome, do Eric Evans, “Domain-driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software”. Há também a categoria de DDD aqui do blog, mas esta ainda está iniciante.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.