Não sei se vocês já leram nos blogs lá de fora, mas a partir da próxima versão do Visual Studio o JQuery vai estar integrado. A Microsoft vai shipar o JQuery na mesma instalação, sem alterar os fontes, sem retrabalhar absolutamente nada. Inclusive com a licença open source do JQuery. Isso é uma ótima notícia para toda a comunidade pela qualidade do JQuery e estimula também quem trabalha em projetos de fonte aberto.

Quem não conhece o JQuery sugiro uma investigada. É um composto de algumas libraries de Javascript que auxilia muito no desenvolvimento desta linguagem. Além de ser excelente, é estremamente pequena em tamanho, o que facilita seu uso, já que o overhead é mínimo.

Essa introdução do JQuery vai significar melhorias na integração com o ASP.Netm melhorias no Intelisense, e até, possívelmente, utilização do JQuery nos controles de webforms. Na boa, essa é uma graaaaaaande evolução, e deve ser elogiada. A utilização de uma library open source no Visual Studio é um passo significativo, conforme disse o Ayende, autor do Rhino Mocks.

Alguns links interessantes estão abaixo. São sempre os mesmos blogueiros, jogando a notícia no ventilador:

  • Rob Conery comenta o assunto;
  • Scott Hanselman faz uma explicação mais detalhada do que se deve esperar e de JQuery. Como sempre;
  • John Resig, do próprio JQuery, da sua visão;
  • ScottGu, sempre ScottGu, vem com uma explicação bem legal também.

Segundo Rob Conery, o pai da idéia é o Scott Guthrie. Seja ou não, fato é que fará uma grande diferença. Vai popularizar bastante a library.

Bem vindo, JQuery!

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.