ie8betalogoPessoal, o beta 2 do Internet Explorer 8 está disponível desde ontem. Este é um beta focado não só nos desenvolvedores, como foi o Beta 1, mas também nos usuários.

Um review muito legal foi feito pelo Ed Bott. Vale a pena conferir.

Entre as novidades estão: accelerators, web slices, buscas mais inteligentes, sites sugeridos, navegação privada (ou InPrivate Browsing, conhecido também como “porno mode”, por permitir navegar sem deixar rastros). Eu gostei bastante também de poder recuperar tabs fechadas, de se as tabs derem pau só fecha a tab, e não o navegador todo, e finalmente: inline search. Aquela janelinha de find do IE já estava bem anacrônica.

O mais engraçado fica para a galera do Open Source, que fala tanto que o IE copia algumas features do Firefox. Vocês viram o recém lançado “Ubiquity” da Mozilla? O negócio foi lançado dia 26/8, um dia antes do Beta 2 do IE8, e utiliza muito dos conceitos de web slices e accelerator do IE8. Vamos ver se essas histórias de cópia param um pouco agora. É bom também colocar as coisas um pouco de perspectiva:

firefox-perspective

Outros reviews interessantes sobre o IE 8 foram feitos pela Mary Jo Foley, colega do Ed Bott: IE 8 Beta 2 ready for download e What’s in IE 8 for enterprise users?. Esses 2 não dormem em serviço. Ainda não vi nenhum review em português.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.