Tenho recebido essa pergunta frequentemente dos leitores aqui do blog, assim como de alguns clientes, consultores e parceiros. A resposta é: não vai ser agora. Não vai ser mês que vem. Não vai ser tão já, a ponto de você considerar começar a fazer um trabalho com ele e quando sair a versão final você apenas precisar atualizar uns assemblies e modificar aqui e ali. A verdade é que muito pode mudar ainda. Se eu fosse chutar, acho que a Microsoft só entrega esse componente no último trimestre de 2008. Ia ser legal antes disso, para já termos o Tech Ed 2008 Brasil e o Web Days 2008 com versão final, mas acho que não vai dar tempo. Por enquanto vamos ter que ir curtindo o Preview 3 mesmo, que foi lançado agora.

Algumas partes importantes do componente ainda estão em aberto. Eles ainda precisam desenvolver diversas funções auxiliares para permitir um desenvolvimento mais rápido. Falta também o suporte ao AJAX e aos validadores (que com certeza não vão ser como os conhecemos), melhorar autenticação e autorização, cache, e mais um monte de coisa. O MVC atualmente, como está, está ainda muito cru, muito Unplugged. Não é fácil convencer um desenvolvedor que trabalha com Web Forms, validadores, AJAX, suporte ao designer, e tudo aquilo que amamos no ASP.Net, a simplesmente abandonar sua alta produtividade e o RAD. Até eles conseguirem chegar mais perto desse objetivo, não acho que lançam o MVC. E se lançarem, vão fazer um release mais ou menos, e vão lançar um update em pouco tempo. Acho melhor esperar.

Felizmente o Routing está perto de completar. O SP1 do Visual Studio 2008/.Net 3.5, que traz o Routing, já está em Beta 1 e quase lançado. O time do MVC estava trabalhando no Routing em grande parte, e agora se liberaram para por a mão onde realmente queriam, que era o MVC.

Como eu disse à todos que me perguntaram: sossegue e trabalhe com Web Forms por mais 6 meses. É melhor do que refazer um monte de código.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.