Finalmente encontrei uma ferramenta para substituir o Netmeeting. É o Microsoft SharedView. Ainda está em fase beta no Microsoft Connect, mas já funciona muito bem, e com poucos bugs (só vi um até agora).

Ele é, na prática, uma ferramenta de colaboração, que permite a você compartilhar conteúdo (como documentos e planilhas), compartilhar a visualização de aplicações ao vivo, e chat. Eu buscava uma ferramenta dessa faz algum tempo, porque o Vista vem sem o Netmeeting, e não tem um substituto que fale com ele. Ele tem o Meeting Space, mas ele só funciona com o próprio Vista. Como falar então com o pessoal que usa XP? Sem recorrer a ferramentas pagas, como o próprio Live Meeting, ou Webex, não tinha jeito. Agora tem: o SharedView é grátis e funciona em Vista e XP.

A grande diferença do Netmeeting é que ele depende de uma ID do Live/Passport/Messenger, como praticamente todo produto conectado da Microsoft. E, pelo que eu percebi, os dados compartilhados passam pelos servidores da Microsoft, o que pode ser ruim para uma reunião dentro da empresa, mas é ótimo entre empresas. Não vejo isso como um problema, já que dentro das empresas costuma existir um padrão, ou todo mundo usa Vista, e aí pode usar o Meeting Center, ou usa XP, e usa Netmeeting. E se não houver um padrão para o OS, muitas vezes existem outras ferramentas que dão conta do trabalho e são padrão para colaboração, como o Live Meeting. É realmente entre empresas que o problema aparece. Se você tem Vista, como colaborar com um parceiro de outra empresa que usa XP se você ou ele não tem Webex, nem Live Meeting, ou qualquer ferramenta padrão? Com o SharedView você manda o link para ele, ele baixa, instala, e poucos instantes estão trocando informações, sem precisar nem mesmo estabelecer uma VPN.

Uma das funções legais do SharedView é a possibilidade de ver o ponteiro do mouse das pessoas que estão colaborando com você. Se eu compartilho uma aplicação, as pessoas podem usar o mouse para referenciar alguma coisa. Podem apontar um botão em uma aplicação, e o mouse, com o nome da pessoa, aparece colorido, sobre o botão. É possível também que a pessoa tome controle da aplicação, assim como é possível no Netmeeting. Estou esperando agora o suporte para voz, que deve vir logo.

Você já usou? O que acha da ferramenta? 

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.