Os desafios do desenvolvimento ágil com times remotos na pandemia

O The Developer’s Conference (TDC Connections) que rolou no último mês de Junho/21 foi um verdadeiro sucesso e agora, neste artigo para o #BlogDaLambda, a gente te conta tudo o que rolou na apresentação do time de Agilidade da Lambda3

No primeiro dia de evento na sala da Microsoft, Lambdas Camila Alves, Lucas Mendes e Rodrigo Pereira apresentaram a palestra sobre “Os Desafios do Desenvolvimento Ágil com Times Remotos na Pandemia”, que foi composta por:

  • Pirâmide de Maslow​
  • ​Construindo a confiança​
  • ​Ambiente para trabalhar​
  • ​Responsabilidade e segurança psicológica​
  • ​Situações Inesperadas e Rotina Remota​
  • ​Ferramentas e Técnicas​
  • ​Conclusão​

No início da palestra, foi apresentada a pirâmide de Maslow e seu conceito que determina as condições necessárias para que cada pessoa consiga atingir a sua satisfação pessoal e profissional. Com a visão da pirâmide foi possível enfatizar os desafios e cuidados do dia a dia do trabalho remoto trazendo foco para o trabalho, a segurança, as pessoas, o ambiente e o cliente.

Pirâmide de Maslow

Logo após, foi citado como podemos utilizar técnicas e ferramentas para construir uma confiança com o cliente e evidenciar o trabalho desenvolvido remotamente. Avançando mais uma etapa onde o foco foi falar sobre as pessoas e o trabalho remoto, o time abordou o impacto da mudança, segurança psicológica e passaram algumas dicas de como manter uma rotina saudável. Esse tópico foi tratado de uma maneira muito cuidadosa, pois o objetivo era falar que as pessoas estão experimentando uma nova rotina nessa fase e devemos ficar cada vez mais atentos para ajudar o próximo.

Por fim, o momento mais importante, foi apresentarem que todo o contexto discutido estava relacionado aos valores ágeis, a importância de sempre olhar os princípios e valores acima de qualquer framework.

Os pontos marcantes:

  • Pirâmide de Maslow​: determina as condições necessárias para que cada pessoa consiga atingir a sua satisfação pessoal e profissional.
  • Construindo a confiança​: formas e técnicas de como podemos criar uma confiança com o cliente em um cenário totalmente remoto e como a tecnologia atual oferece diversas ferramentas eficazes, que podem facilitar o nosso dia a dia trazendo o cliente para perto.
  • Responsabilidade e segurança psicológica​: para conseguir conquistar um ambiente de trabalho remoto saudável, é preciso olhar para o emocional e segurança psicológica das pessoas, criando empatia pelo outro, respeitando o seu lugar e tendo uma escuta ativa das suas dores com máxima responsabilidade.
  • Rotina Remota​: facilitando o dia a dia do trabalho, vimos algumas dicas eficientes para o home office, como:
    • Cuide da mente
    • Crie uma rotina com horários definidos
    • Tenha intervalos para respirar
    • Cuide do ambiente de trabalho

[button link=”https://www.lambda3.com.br/wp-content/uploads//2021/07/Os-desafios-do-desenvolvimento-Agil-com-times-remotos-na-pandemia.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] Acesse a apresentação do time de Agilidade[/button]

Como foi a apresentação?

 

Camila Alves

Participar pela primeira vez do TDC foi muito gratificante! Realizei um sonho e mesmo sendo remoto adquiri muitos aprendizados e várias conexões novas que nem esperava que fossem acontecer.

 

Lucas Mendes

A primeira vez a gente nunca esquece… O TDC é um evento muito rico e participar dele foi uma experiência incrível! Ansioso pelos próximos!!

 

Rodrigo Pereira

Participar do TDC é sempre uma ótima oportunidade de compartilhar conhecimento com a comunidade. São centenas de profissionais reunidos em prol do conhecimento e da divulgação dos mais diferenciados temas. Quem participa só tem a ganhar. Nos vemos no próximo TDC!!!

Camila Alves

Olá sou a Camila, tenho mais de 8 anos na área de projetos, onde consolidei conhecimento em gestão de projetos, engenharia de software, análise de processos, levantamento de requisitos, banco de dados, SCRUM e outras Metodologias Ágeis. Buscando sempre trazer todas essas experiências e conhecimento para o meu dia a dia. Sou extremamente proativa, adaptável e acredito 100% no trabalho em equipe.