Agilidade e Negócios andando juntos

Olá Pessoas!

Hoje quero trazer para vocês meus experimentos como Analista de Negócios.

Para este post fazer sentido preciso falar um pouco de mim… Estou como Agilista na Lambda3 e atualmente como uma Agilista atuando no papel de Analistas de Negócios.

Fizemos vários experimentos… e entre erros e acertos gostaria de compartilhar 2 pontos que funcionaram super bem e uma lição aprendida que me chamou mais a atenção.

Minha vivência com Agilidade e a atuação como Analista de Negócios

Entendo que a principal responsabilidade da Pessoa Agilista é garantir que o time tenha trabalho priorizado, saiba o que precisa ser feito e o faça de maneira sustentável.

Utilizando obviamente da sua caixinha de ferramentas e estando próximo ao time e ao cliente.

Como isso afetou na minha atuação como Analista de Negócios?

Pude apoiar nas decisões de negócio, entendendo as regras e como poderia impactar time e cliente

Ter conhecimentos sobre por ter facilidade…

Também houve maior facilidade em apoiar e dar suporte ao time garantindo que tenha trabalho a ser feito e que este está claro para todos.

Priorização de backlog, focando no que é mais importante, as técnicas de priorização adquiridas com as facilitações aqui fizeram toda a diferença.

Apoio e suporte ao time garantindo que tenha trabalho a ser feito e que este está claro para todos.

 

Lição Aprendida

Não centralizar a informação.

Quando você tem um papel muito específico com relação aos demais membros do time é muito fácil você não envolver o time em conversas com o cliente, mas isso também é um risco muito alto, pois pode evoluir para tomar decisões pelo time, se comprometer por eles e etc… Não queremos isso.

Vamos participar das Dailys contar o que está rolando, chamar pelo menos uma pessoa do time que queria participar das conversas, deixar todos a par do seu trabalho.

Quem trabalha como ou com uma pessoa de negócios, me conta os aprendizados.

Bora trocar figurinhas

Barbara Oliveira