Trabalhar em equipe é compartilhar, dividir ideias e conhecimentos, é realizar tarefas decididas em conjunto.

Considero importante falar um pouco sobre o posicionamento individual dentro do time.

É comum termos situações em que opiniões podem se divergir, uma pessoa pode pensar de uma forma e outra pensar totalmente diferente.

Nesse caso acredito que o posicionamento e flexibilidade são de grande importância e andam completamente juntos, para assim chegar em um ponto em que faça sentido para todos.

Segundo o site Significados: “Posicionamento é a ação de se posicionar em relação a algo, ou seja, tomar uma atitude e assumir um partido sobre determinado assunto.” e “No sentido figurado da palavra, a flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas”.

Complementando as definições acima, se posicionar é expor a sua opinião, trazer fatos e argumentos defendendo o que você concorda, a fim de convencer o outro da sua ideia, diferente de impor o que você acredita. E ser flexível é analisar e tentar entender o posicionamento do outro, aceitar ou juntos discutir e decidir o melhor a ser feito.

Podemos nos deparar também com o caso em que a pessoa não se posiciona e acaba sempre concordando com o que é falado e imposto para ser feito, o que pode gerar consequências não tão boas, pois talvez lá na frente possa gerar algum resultado ruim que poderia ter sido evitado.

Uma opinião/posição pequena pode gerar um resultado extraordinário. Tudo o que é debatido quando as opiniões não se encontram levam a um consenso que fará bem para o time todo, e por isso é importante ressaltar a flexibilidade que devemos ter em tais casos, que por outro lado se não tivermos pode causar um “desconforto”.

Além disso, se posicionar e ser flexível, são características que diz muito sobre quem você é, que por um lado pode trazer vantagens e por outro desvantagens, de acordo com a presença ou falta de ambas.

Acredito que para o trabalho fluir o posicionamento e a flexibilidade são extremamente importantes, especialmente em times autogerenciados! Trabalhar em conjunto é uma via de mão dupla afim de chegar sempre no melhor resultado!

Links Citados:

Significado de Posicionamento

Significado de Flexibilidade

Carolina Felix

Paulistana, entrou na Lambda em 2021 pelo programa dev do futuro, no qual se formou e agora é dev do presente e ama trabalhar com agilidade. Gosta de viagens e de conversar sobre testes automatizados.