praia-havai

Na última quinta-feira, 17/06, foi anunciado o preview 5 do .NET 6 e com ele, a ideia é ter apenas um .NET, muita coisa nova também foi disponibilizada. Mesmo que ainda em preview, já dá para termos uma ideia do que vem por aí e como nos preparar para as mudanças. 

Tenho acompanhado com bastante entusiasmo a evolução do Xamarin.Forms, que partir do .NET 6 será distribuído junto com o SDK, sem precisar de instalações distintas como antigamente. Ele propões diversas mudanças, trazendo muitas coisas que a comunidade já vinha pedindo há tempos para a Microsoft, como suporte a desenvolvimento no VS Code e no Linux, além da ferramenta de linha de comando e o padrão MVU. Você pode ler um pouco mais do que o .NET MAUI vai trazer neste post que fizemos assim que ele foi anunciado.     

.NET MAUI Preview 5

Neste novo preview, já podemos usar animações como FadeTo, RotateTo, ScaleTo e muitas outras. Além disto, novos componentes de tela ganharam propriedades e eventos. No preview 4 liberado anteriormente, muitos controles de tela não haviam sido portados, o que fazia com que precisássemos checar se o componente já estava disponível antes de utilizá-lo. Neste novo preview a extensão UseMauiApp já conecta todos novos componentes para nós. 

Outra mudança disponibilizada com o preview 5 é relacionada com o WinUI. Agora ao criar um novo projeto .NET MAUI, um novo projeto WinUI será adicionado a solution. A ideia é que na versão final, ele também seja integrado ao projeto compartilhado, seguindo a ideia de apenas um projeto entregando binários para todas as plataformas suportadas. 

Seu ambiente está preparado?

O lançamento oficial do .NET MAUI está marcado para novembro deste ano e já está bem próximo! Para verificar se seu ambiente está preparado para começar a testar o .NET MAUI, o Jonathan Dick desenvolveu uma ferramenta muito interessante que auxilia muito nesta verificação, o .NET MAUI Check.

O Maui Check é uma ferramenta de linha de comando que ao ser executada irá checar seu o seu ambiente de desenvolvimento possui os requisitos para executar o .NET MAUI. Caso não possua, ele sabe fazer o download, instalar e deixar o ambiente preparado. Veja um exemplo abaixo extraído do GitHub do projeto:

A utilização da ferramenta é bem simples, o primeiro passo é instalá-lo como ferramenta global do .NET. Para isto, rode o comando abaixo na sua ferramenta de linha de comando: 

dotnet tool install -g Redth.Net.Maui.Check

Este comando irá instalar o Maui Check como ferramenta global para que você possa usar da sua ferramenta de linha de comando a partir de qualquer lugar.  Para utilizar, basta executar o comando abaixo:

maui-check

Siga o passo a passo da ferramenta para configurar seu ambiente! 

Rodando o app!

Você pode validar se o seu ambiente está configurado corretamente e testar o .NET MAUI com o Weather APP disponibilizado pelo time do .NET MAUI no dia do Microsoft Build deste ano, você pode conferir mais sobre o anúncio aqui

Conclusão

O .NET MAUI está chegando com muitas novidades interessantes para o desenvolvimento mobile no mundo .NET. Aproveite para ter suas primeiras impressões do framework e já utilizar o Maui Check!

Robson Soares Amorim