Vivemos na era do imediatismo. Nela, a palavra transformação está em todas as partes, sobretudo onde a tecnologia está envolvida. Empresas de todos os portes contam com o apoio de recursos tecnológicos em suas estratégias de negócios e, por muitas vezes, se esquecem que por trás de todos os projetos, implementações e resultados, o grande protagonista é o ser humano.

Com muito orgulho, podemos dizer que esse pensamento não se aplica à Lambda3! Estamos buscando ativamente profissionais em início de carreira, que possam crescer conosco pelos próximos anos. Além disso, essa iniciativa também visa ampliar a diversidade da empresa, aliada a outras práticas que fazem parte integral do nosso trabalho.

É neste contexto que iniciamos em novembro de 2019 o Devs do Futuro, um projeto complementar a todos os canais de diversidade da Lambda3, criado para formar e estimular as pessoas a aprenderem todo o ciclo de desenvolvimento de software, além de contratá-las, sem a necessidade de experiência anterior no mercado como desenvolvedoras. Ou seja, trata-se de um ambiente de produção e, principalmente, de aprendizado.

Durante o programa, a ideia é que profissionais experientes compartilhem ensinamentos sobre o trabalho em cultura ágil de desenvolvimento, boas práticas de programação, fluxo de modernização de software e todas as possíveis situações vividas em um projeto com cliente. Embora não seja necessária a formação acadêmica, levamos em conta que as pessoas que iniciam sua jornada no Devs do Futuro tenham conhecimentos básicos em C# – linguagem de programação multiparadigma.

Ao ingressar, as novas contratações contam com ensinamentos sobre a rotina técnica e comportamental, apoiadas em um ambiente seguro de aprendizado e atuando no desenvolvimento de sistema interno de gestão de projetos da Lambda3 para que adquiram experiência, antes de serem efetivadas e iniciarem a trajetória profissional em clientes.

Desde o início do Devs do Futuro, pessoas competentes e queridas deram contribuições importantes. E o mais legal ao longo do processo é perceber que elas aprendem com a mesma capacidade que passam a ensinar, quando são efetivadas e começam a atuar de modo efetivo. Além disso, é gratificante receber tantos feedbacks positivos e ao mesmo tempo saber que podemos aprimorar nossos próprios pontos de atenção.

Recentemente, recebemos a notícia de que estamos no Top 3 de melhores empresas para se trabalhar na Cidade de São Paulo. E como não associar essa conquista a todas as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia? São homenagens como essa que nos indicam que estamos no caminho certo.

Para 2021, pretendemos desenvolver 20 pessoas neste projeto. Na era imediatista, uma das nossas missões é transformar os Devs do Futuro, mas sem nos esquecermos do quanto é bom saborearmos as trocas de experiências proporcionadas pelo presente.

Não deixe de conferir nosso episódio do podcast sobre o programa Dev Do Futuro.

Victor Cavalcante

Victor Cavalcante é marido da Mariana Frioli, pai do Eduardo, Microsoft MVP, trabalha com desenvolvimento web a 11 anos e é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br), empresa ágil que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades:@vcavalcante.