Olá Pessoas!

Hoje eu trago uma provocação para vocês.

Será que implementando frameworks como Scrum ou adotando metodologias como Kanban de fato se pratica Agilidade?

Se você está “instalando” o Scrum “ao pé da letra” na sua empresa, mas suas sprints não estão conseguindo entregar partes de Software em funcionamento, por exemplo, talvez seja interessante rever os processos.

Vamos voltar um pouco…

 


Como surgiu a área de Agilidade?

A Agilidade partiu de uma necessidade da área de T.I. para entregar software em funcionamento melhor do que entregavam até aquele momento.

Cada empresa e cada projeto têm suas necessidades que vão precisar de ferramentas adequadas para cada situação, com o objetivo de garantir entregar continua e de qualidade de software, garantindo ritmo sustentável.

Um bom direcionamento é responder aos valores e princípios ágeis.

Com foco em Indivíduos e interações, Software em funcionamento, Colaboração com o cliente e Responder a mudanças.

 

Modern Agile

Temos uma nova visão a este manifesto que é o Modern Agile que gostaria de detalhar para essa conversa.

Seus valores são claros:

 

  • Torne pessoas sensacionais

Pense e coloque esforço para que todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento e na entrega de software se tornem sensacionais e sintam-se parte do que estamos realizando (Pessoas desenvolvedoras, UX, Cliente, etc…).

  • Entregue valor a todo instante

Veja que focamos em valor. O que é valor para o cliente? E o entregamos a todo instante com o intuito de ter feedbacks frequentes.

  • Faça da segurança um pré-requisito

Aqui não falamos apenas de segurança do software ou do hardware, falamos principalmente para as pessoas. Sobre segurança psicológica, sobre haver um local onde se sintam seguras para explorar ideias e não ter medo de errar.

  • Experimente e aprenda rápido

Aqui incentivamos o erro. Erre rápido, aprenda com o erro, experimente a correção e erre diferente, certamente você terá aprendido algo com isso.

 

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa responder a mudanças, se adaptar e aprender rápido, é pouco provável que vá encontrar todas as respostas para o seu projeto dentro de um único framework ou de uma metodologia específica.

 

Precisamos sim absorver os conhecimentos que cada uma delas nos fornece, formando nosso cinto de utilidades e saber usar cada ferramenta no momento certo. Até porque, todas elas estão buscando entrega de software da melhor maneira (assim como você).

 

O importante é experimentar! =)