Sou o Anderson Vasconcelos, 35 anos, natural de Salvador (BA). Atualmente, ocupo o cargo de cientista de dados, no time de dados da Lambda3, embora tenha iniciado a minha trajetória na empresa como consultor de banco de dados.

Desde que me formei, em 2011, recebi convites de alguns colegas para morar em São Paulo. Sempre achei que se tratava de uma mudança muito grande, porque exige vários planejamentos, tanto financeiro quanto familiar, como era muito novo não tinha conhecimento de como fazer tudo isso funcionar. O meu primeiro contato com a cidade de São Paulo aconteceria anos depois, quando vim para participar de um treinamento.

Após dez anos de carreira, de estagiário a analista de sistema sênior, em uma empresa do segmento de meio de pagamento – e com possibilidade de me tornar o supervisor da área de Sistemas, recebi em um grupo de WhatsApp uma informação de vaga para trabalhar na Lambda3, com Diego Nogare. Até então, eu não conhecia a empresa. Entrei no processo seletivo e liguei para alguns colegas de São Paulo, para coletar informações sobre a companhia. Na época, fiquei bem surpreso porque vários deles conheciam a Lambda3 e me falaram muito bem.

Conversei com a minha esposa sobre a mudança e os riscos, pois aceitar essa oportunidade seria a decisão mais difícil da minha carreira. Ela me apoiou e, juntos, planejamos todos os detalhes do processo. Acredito que, sem o suporte dela, eu não teria continuado nessa jornada. Foi difícil comunicar à empresa onde fiz carreira, que possivelmente estaria de saída. Afinal, era o funcionário mais antigo da TI e todos conheciam a minha trajetória profissional. Senti medo ao sair da minha zona de conforto. Acabei aceitando a vaga e estava determinado a fazer com que tudo desse certo, mesmo com aquele friozinho na barriga.

Tive ajuda de diversos amigos na mudança de Salvador para São Paulo, sendo os mais importantes Flavio Farias e Leandro Andrade. Fiquei 6 meses distante da minha família e a saudade apertou, mas o acolhimento dos colegas e os novos desafios, ajudaram na minha evolução como pessoa e profissional. A cada novo projeto, um mundo de possibilidades e oportunidades me fizeram crescer exponencialmente. Só tenho a agradecer pelas oportunidades que a Lambda3 me dá, de me tornar um profissional e pessoa que busca sempre evoluir.

Hoje, tento ajudar as pessoas, que assim como eu, vieram de outros estados, para que essa transição seja a mais confortável possível. Se eu pudesse conversar comigo no passado, diria: “Venha e não tenha medo, pois tudo vai dar certo. Você terá um ambiente de trabalho incrível e se tornará uma pessoa e profissional cada vez melhor.”

Deseja fazer parte do time da Lambda?