Tech Business 12

O documentário “O Dilema das Redes” foi muito comentado na internet durante o último mês. Partindo da premissa de que o usuário é o grande produto das redes sociais, a produção entrevista engenheiros, executivos e idealizadores de Google, Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, entre outros, que contam uma verdade nada conveniente sobre as empresas que transformaram o comportamento da humanidade no século XXI.

O filme esquentou a discussão sobre como tecnologias que envolvem Inteligência Artificial e Machine Learning podem ser utilizadas, destacando principalmente seu lado negativo na vida do usuário, como a falta de privacidade ou como somos influenciados por essas ferramentas.

Apesar de todo o barulho em volta de O Dilema das Redes, a obra foca diretamente em como as informações que consumimos em nossas redes sociais nos afetam. Buscando ampliar a discussão para outros tópicos relacionados ao tema, acho válida uma lista de produções que complementam a discussão sobre tecnologia que, talvez, você precise conhecer.

Século do Ego, documentário publicado em 2002 pela emissora britânica BBC 2, retrata como Edward Bernays, conhecido como “pai das relações públicas”, usou os estudos de seu tio, Sigmund Freud, para direcionar pessoas. A produção de quatro horas de duração pode ser encontrada no Youtube.

O livro Como Mentir com Estatística, publicado por Darrell Huff, em 1954. São dez capítulos que refletem sobre a forma de pensar e como fomos induzidos a acreditar nas peças publicitárias. A própria Netflix já lançou outras produções relevantes que discutem os efeitos da tecnologia, como A Era dos Dados (2020) e o documentário Privacidade Hackeada (2019).

Por outro lado, apesar das polêmicas, o uso dos dados também trouxe progresso e desenvolvimento para a humanidade em diversas áreas. Em Dataland (Amazon Prime, 2019), por exemplo, gostei de conhecer a forma com que Helsinque, capital da Finlândia, está trabalhando para mapear o genoma de 10% da população para que isso ajude a área da saúde. Concluo a lista com três obras do catálogo da Netflix: O Homem que Mudou o Jogo (2011), The Code (2011) e O Código Bill Gates (2019).

Com essa lista em mãos, aproveite a discussão relevante e necessária levantada por O Dilema das Redes para refletir também sobre outras questões que o século XXI trouxe para os nossos dias. A Era Digital chegou e estamos inseridos em sua lógica, queiramos ou não.

Diego Nogare