Lambda3 promove palestras durante Microsoft Ignite - The Tour São Paulo

Nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, a equipe da Lambda3 esteve no Microsoft Ignite – The Tour São Paulo, evento internacional realizado para pessoas desenvolvedoras e profissionais da tecnologia. No total, foram mais de 100 sessões e workshops avançados com 350 especialistas, entre eles Giovanni Bassi, CSA e fundador Lambda3, bem como Victor Norton, Desenvolvedor Web, e Orlando Gomes, BI Consultant, ambos também do time da empresa.

Nesta edição, participantes puderam conferir tudo o que a Microsoft oferece em relação a desenvolvimento em nuvem, TI, Inteligência Artificial, dados e Business Intelligence. A inauguração do espaço The Hub foi bastante elogiada. Tratava-se de uma área central de reuniões onde era possível acompanhar a programação e ainda conversar com palestrantes e expositores.

“O que eu aprendi montando uma arquitetura de microsserviços foi o tema da primeira palestra de Giovanni Bassi, que ressaltou que microsserviços devem ser usados com cautela, tomando cuidado com o cenário onde serão aplicados.  O especialista explanou sobre a importância do monitoramento da aplicação, visto que é necessário acompanhar e saber exatamente o que está acontecendo a todo o tempo, além de mostrar as tecnologias que são utilizadas por meio de práticas ágeis e com testes. “Para construir microsserviços é preciso focar em uma tecnologia principal, e, caso existam demandas de alto processamento, procurar uma tecnologia secundária”, explica 

Em sua outra palestra, Provisionando o ambiente de Dev e Ops com Kubernetes usando Helm Terraform e Azure”Bassi mostrou na prática aplicações que usam essas tecnologias, resultados de projetos reais, como elas podem tornar os ambientes mais ágeis e modernos, além de reforçar a importância de conhecer Linux para desenvolver nessa plataforma. 

“Por que e como você deveria usar os programas do Microsoft Insider para estar à frente da próxima atualização?”, palestra do lambda Vitor Norton, falou sobre como se tornar uma pessoa colaboradora Microsoft Insider e a importância de enviar feedbacks a respeito das experiências com os programas e como aprender com os problemas da comunidade. Norton também contou como foi ser reconhecido como grande colaborador Microsoft Insider e sua vivência na viagem para a Microsoft nos Estados Unidos, quando conheceu de perto as tecnologias do Windows 10.

Para finalizar, o lambda Orlando Gomes participou do bate-papo sobre “NerdZão: Behind the Scenes of a Brazilian Technology Community”. Junto com demais organizadores, contou um pouco sobre a história da comunidade e a forma que a equipe se organiza colaborativamente e de maneira gratuita. Entre as ações estão meetups regulares, o NerdGirlz, que visa o incentivo e participação de mulheres em eventos, além do Nerdzao At School, que leva conhecimento a respeito de carreira em tecnologia nas escolas. Para o próximo ano, o grupo quer dar atenção ao canal do YouTube, buscando atingir ainda mais pessoas, em especial àquelas que residem fora de São Paulo.