Parceria School of AI e Lambda3 capacita mais de 400 alunos em Inteligência Artificial

Iniciativa, que oferece aulas gratuitas para pessoas que desejam atuar com este segmento da tecnologia, terá continuidade em 2020 com novas turmas e criação de empresa júnior

Aniversário de 1 ano da School Of Ai

No última terça-feira, 08 de Outubro, a School of AI-SP realizou uma aula especial em comemoração ao sucesso de 1 ano do projeto na capital paulista, em parceria com a Lambda3 – empresa referência no setor tecnológico, com foco em soluções digitais. Neste período, a iniciativa já capacitou mais de 400 alunos, que a cada aula ampliam seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial.

Idealizada em São Francisco (CA/USA), por Siraj Raval, educador entusiasta em tecnologia, a School of AI é uma iniciativa internacional, sem fins lucrativos, que desde outubro de 2018 passou a oferecer em São Paulo aulas quinzenais e mensais (para iniciantes) presenciais e online, totalmente gratuitas. O conteúdo também fica disponível no Youtube, para que o conhecimento alcance o maior número de pessoas.

“Quando a ideia da escola chegou até meu conhecimento, algo que me marcou para apoiar este projeto foi a democratização do conhecimento. Pessoalmente, acredito no movimento de trazer pessoas para uma nova realidade, por meio da tecnologia”, destacou Victor Hugo Germano, CEO da Lambda3. O executivo reforça que este propósito é muito importante não só por ajudar e capacitar pessoas com novos conhecimento e, consequentemente mais oportunidades de emprego, mas também para que no futuro a sociedade tenha mais soluções disponíveis em diversos segmentos.

É importante destacar que a iniciativa já está rendendo bons frutos para os participantes. É o caso de Rafael Gallo, aluno da School Of AI e estudante de Engenharia da Computação, que teve um projeto aprovado com bolsa na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Outro exemplo é da aluna Paula Meireles, que ingressou no curso e viu nas aulas um leque de oportunidades e network com pessoas que são referência na área. Ela, que é formada em física, fez a migração de carreira para Cientista de Dados, graças aos conhecimentos adquiridos e o incentivo dos voluntários da escola.

“Acredito que conseguimos cumprir nossa proposta. Além de oferecermos aulas sobre Inteligência Artificial de alto nível e de graça, conseguimos projetar nossos alunos para colocarem em prática no mercado todo o aprendizado adquirido e isso para nós é muito gratificante”, destaca Cleyton Messias, representante School Of AI.

“Quando vi o chamado da aula inaugural para aprender sobre inteligência artificial de graça, achei uma oportunidade única e imperdível. Como aluna e voluntária desde a primeira aula, também acredito na iniciativa de democratização de conhecimento e inclusão. É gratificante ver a dedicação de professores e pessoas voluntárias, além de acompanhar o crescimento dos estudantes e a recolocação no mercado. Trabalhar em um projeto desse nível, dá visibilidade no mercado e sem dúvida nenhuma abre portas para o crescimento profissional”, completa Andrea Longarini, cientista de dados da Lambda3 e uma das organizadoras da School Of AI.

Para 2020, a organização já tem novos planos: além da abertura de novas turmas, a equipe gravará aulas extras (de até 20 minutos), que também ficarão disponíveis no Youtube, além da criação de uma empresa júnior para o desenvolvimento dos projetos dos alunos do curso.