Hey People!

Quando falamos de Agilidade na Lambda3, muito mais do pensar em qual framework nós vamos aplicar, é fundamental que os valores da Agilidade estejam sendo aplicados no nosso dia-a-dia. Está no nosso DNA como Lambdas. Como você pode ver nesse post bem bacana do Lambda PH.

Eu quis validar o quanto nós realmente estávamos vivendo isso com o time de uma forma diferente. Nós, pessoas agilistas, estamos habituados a utilizar do lúdico para trazer discussões para a equipe. Então por que não trazer um pouco do meu contexto pessoal voltado para o mundo dos jogos?

O Jogo

O jogo que escolhi foi o Overcooked. Para quem não conhece, como os próprios criadores o definem Overcooked é um jogo caótico de cooperação na cozinha de um a quatro jogadores. Trabalhando em equipe, você e seus colegas, que são pessoas chefes de cozinha, precisam preparar, cozinhar e servir uma variedade de pedidos deliciosos antes que os clientes chatos saiam irritados. 

Este não é um jogo mega complexo onde só quem tem experiência com vídeo games vai se dar bem, é para todo mundo!

 

O Desafio

O que eu fiz foi simplesmente dar um controle na mão de cada uma dessas pessoas e iniciar a fase, sem dizer nada.

Como a introdução do jogo diz, estamos falando de um cenário caótico, e sem que as pessoas tenham o mínimo de organização fica bem difícil de passar de fase.

E o meu objetivo foi exatamente esse… Deixar que o time se auto organizasse. Eu precisava que o time passasse pelas etapas abaixo:

  • Retrospectiva
    • Quando a forma que a equipe estava fazendo não desse mais certo, no final da fase todas as pessoas deveriam discutir o que não havia dado certo, e pensar num plano novo para conseguir passar a fase que estavam com dificuldades.
  • Melhoria Contínua / Foco na Qualidade
    • As fases no Overcooked tem uma pontuação mínima necessária para passar para o estágio seguinte, além disso é possível ganhar estrelas de acordo com seu desempenho que são de 03. Aqui o objetivo era que o time sempre fosse de encontro com a excelência quando não atingisse a pontuação máxima e focasse em melhoria contínua até atingir o nível de qualidade máximo.
  • Planejamento
    • Antes de iniciar uma nova fase, ver o que seria necessário fazer nela, fazer a divisão de tarefas

Agora você deve estar se perguntando: “Tá, mas e o como o time se saiu? Realmente os valores ágeis fluíram ou precisaram de um “empurrãozinho”?”

O Resultado

Foi uma atividade muito divertida!

Eu só interagia com a equipe para ressaltar quando as pessoas “desbloqueavam” um dos objetivos que eu havia estabelecido pra eles.

O time realmente passou por todas as etapas do desafio.

Demonstraram muita maturidade quando estamos falando de auto-organização e aplicação dos valores ágeis

Eu não poderia ter ficado mais realizada com o resultado!

O que acharam desse experimento? Vamos trocar figurinha se já testaram algo parecido!

Barbara Oliveira